Por que o diploma da Uno é o mais respeitado da região há tanto tempo?

O diploma da Uno, seja de graduação ou de pós-graduação, é um dos mais respeitados da região. 

09/06/2021
Por: Unochapecó
Por que o diploma da Uno é o mais respeitado da região há tanto tempo?

O diploma da Uno, seja de graduação ou de pós-graduação, é um dos mais respeitados da região. 

Claro que o fato de a Unochapecó ser a universidade mais antiga do Oeste de Santa Catarina contribui para a valorização dos egressos. 

Mas o principal motivo para esse reconhecimento, tanto pelo mercado de trabalho, quanto por outras instituições, é a qualidade do ensino, sempre associada às atividades de pesquisa e extensão, e ao compromisso da Unochapecó com o desenvolvimento regional. 

Hoje vamos falar um pouco sobre a estrutura física e o capital intelectual e humano que fazem o diploma da Uno ser tão valorizado. 

 

O diálogo entre a teoria e a prática

 

Ao longo de mais de 50 anos de história, desde a criação da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), que evolui para se tornar umas das principais universidades do estado, a Unochapecó preza pela qualidade do ensino acadêmico. 

Atualmente é possível conseguir um diploma da Uno em mais de 60 cursos de graduação e em 36 cursos de pós-graduação, incluindo especializações, mestrados e doutorados.

Mas desde que a lista de cursos se resumia a duas ou três opções, a preocupação e o compromisso com a qualidade são os mesmos. 

Para garantir uma formação de excelência e manter em alta a cotação do diploma da Uno, nos mantemos em constante movimento, buscando formas de aprimorar os métodos e as ferramentas empregadas no processo de ensino e aprendizagem. 

E por ter uma estrutura preparada para atender as demandas das diversas áreas do conhecimento, conseguimos estabelecer o equilíbrio entre a teoria e a prática, oferecendo aos nossos estudantes um corpo docente qualificado, para apresentar a teoria e propor discussões, e, também, laboratórios e outros espaços para a realização de atividades práticas, nos quais, muitas vezes, a teoria é posta à prova.

 

Clínicas, ginásio, galeria, parque tecnológico

 

A estrutura da Unochapecó não beneficia apenas os estudantes. Por ser comunitária, boa parte dos serviços oferecidos pela instituição são voltados, também, para a comunidade do entorno.

Nas clínicas da área da saúde, a população tem atendimento médico, odontológico, nutricional, realiza sessões de fisioterapia, tem acesso à academia de ginástica, a apresentações artísticas e culturais.

Profissionais com espírito empreendedor e ideias inovadoras também se juntam a estudantes, professores e técnicos no Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, uma estrutura que vem revolucionando o desenvolvimento regional e levando o nome da cidade e da Unochapecó para outros lugares, no Brasil e no exterior.

Todas essas atividades envolvem professores e estudantes de diferentes níveis acadêmicos, que aprendem e se qualificam, ao mesmo tempo que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. 

Com certeza, participar desse universo de ações, agrega valor e respeito ao diploma da Uno.

 

Estrutura além do campus

 

Nós sabemos que não se produz conhecimento apenas na sala de aula. Muito pelo contrário - espaços alternativos estimulam a criatividade, dão asas à imaginação e possibilitam o surgimento de ideias pensadas ‘fora da caixa’.

Por isso, a Unochapecó mantém espaços para aulas e estudos fora do campus, por meio de parcerias com organizações públicas e privadas que cedem sua estrutura para realização de estágios obrigatórios e remunerados.

Esses locais, a exemplo dos laboratórios, também aproximam a teoria da prática e, ao dar aos estudantes a oportunidade de aumentar a vivência da profissão, contribui para uma formação completa, que dialoga tanto com os conceitos fundamentais das disciplinas quanto com os conceitos de cidadania e humanidade, sem os quais é impossível atuar no mercado de trabalho.

E o fato de ter um estágio qualificado no currículo, em que se amplia a compreensão da profissão, é outro fator que leva à valorização do diploma da Uno.

 

Corpo docente altamente qualificado

 

Outra coisa que sabemos há bastante tempo é que não adianta ter a melhor estrutura se não tivermos, também, professores capazes de orientar a apreensão e a produção do conhecimento na utilização desses espaços.

Mais de 80% dos professores são mestres e doutores, comprometidos com o desenvolvimento de pesquisas e métodos de ensino que façam o estudante ser protagonista do seu aprendizado.

Assim, tanto em sala de aula, quanto monitorando estudantes nas atividades práticas, nosso corpo docente é o que nos coloca entre as principais universidades do País e nos garante nota máxima na avaliação do MEC.

Outra questão que nos orgulha e também contribui para a valorização do diploma da Uno, é o fato de que boa parte dos nossos professores frequentou cursos de graduação ou pós-graduação na Unochapecó. 

Por conta da nossa política de incentivo à formação continuada, muitos buscam qualificação em instituições fora do Brasil e estabelecem parcerias para o desenvolvimento de projetos de pesquisa.

O intercâmbio de conhecimento que resulta dessas experiências enriquece não só a formação do professor, mas também a dos estudantes, o que conta pontos para quem tem um diploma da Uno.

 

Conectados às novas tecnologias

 

A pandemia da Covid-19 trouxe um desafio gigante para instituições de ensino de todos os níveis. Na Unochapecó não foi diferente.

Contudo, por já oferecer alguns cursos a distância no período pré-pandemia, a universidade se organizou para ofertar aulas remotas enquanto persistir a recomendação de isolamento social. 

Nesse sentido, os professores foram capacitados para trabalhar com as novas tecnologias de comunicação, de modo a manter a qualidade das aulas e a interação com os alunos, que participam ativamente tirando dúvidas ou contribuindo para o aprendizado coletivo com seus conhecimentos. 

 

Pós-graduação digital

 

Uma novidade que vai facilitar sua conquista de um diploma da Uno são os cursos de pós-graduação na modalidade digital.

Com aulas gravadas, que podem ser assistidas quantas vezes quiser, acessando de qualquer lugar, por meio de desktops, tablets e smartphones, e são disponibilizadas em um plataforma prática e intuitiva, você faz uma especialização com o padrão de qualidade Unochapecó no seu ritmo.

Ainda, pela plataforma, é possível tirar dúvidas com professores, realizar as atividades, interagir com os colegas, participar de fóruns e debates sobre temas do seu interesse. 

Se você quer ter um diploma da Uno, reconhecido pelo MEC e valorizado pelo mercado, nós podemos ajudá-lo.

Confira os cursos de pós-graduação com inscrições abertas ou, se tiver alguma dúvida, chama a gente pra conversar. 

comments powered by Disqus