Ensino digital: benefícios para quem faz pós

O ensino digital veio para ficar. E isso é muito bom.

14/10/2021
Por: Unochapecó
O ensino digital veio para ficar. E isso é muito bom.

O ensino digital veio para ficar. E isso é muito bom.

Sem nenhum demérito ao ensino presencial, que segue sendo essencial para muitas áreas que dependem de espaços específicos e demandam atividades práticas para que a formação do estudante seja completa.

Nesse cenário, em que a oferta de cursos presenciais continua em alta, por que se comemora o aumento da disponibilidade de pós-graduação na modalidade digital?

Simples!

Pela democratização do acesso a cursos de especialização, por diversos motivos – alguns mais óbvios que outros –, pela flexibilidade de horários, pelo melhor aproveitamento do tempo…

É sobre esses e outros fatores que vamos falar neste texto.

No post anterior, falamos sobre os aspectos a serem avaliados antes de escolher um curso ou uma instituição para fazer sua pós-graduação.

Considerando que você ainda não decidiu entre o ensino digital e o presencial, este texto vai ajudá-lo com suas dúvidas e, quem sabe, ao final da leitura você já saberá qual caminho seguir.

 

Flexibilidade: principal benefício do ensino digital

A flexibilidade de horário é, sem dúvida, a maior vantagem do ensino digital em relação ao modelo presencial.

E isso não se dá apenas pelo fato de o estudante poder escolher quando vai assistir a cada aula. A flexibilidade do ensino digital impacta diretamente na democratização do acesso a cursos de pós-graduação.

Talvez não seja seu caso, mas uma situação bastante comum é a pessoa ter interesse em fazer uma especialização que não é ofertada pelas instituições da cidade onde mora ou de outras cidades para as quais seja viável, até mesmo financeiramente, o deslocamento frequente para participar das aulas presenciais.

Indo além do orçamento, quanto de tempo a mais a pessoa precisaria para dar conta dessa logística?

O trajeto de ida e volta, noites fora de casa, no caso de aulas em dias seguidos, em que não valha a pena ir e vir diariamente. Enfim, isso exige uma organização que muitos não podem ou não estão dispostos a assumir.

Então, sim, o ensino digital torna o acesso mais fácil para quem está longe e, também, aumenta as opções para quem mora perto de alguma instituição de ensino superior, mas deseja uma experiência diferente, que ter contato com outra realidade – ainda que seja virtual.

 

Vantagens do ensino digital para o seu bolso

Já falamos de alguns reflexos do ensino digital nas finanças de quem quer fazer pós-graduação.

Economia de dinheiro com transporte, qualquer que seja o meio utilizado, com hospedagem, quando for o caso, e até com alimentação, considerando que é bem comum aulas em dois (ou até três) turnos.

Mas, financeiramente falando, o maior benefício do ensino digital está no valor das mensalidades.

Obviamente não podemos afirmar que seja assim em todas as instituições de ensino superior, mas, via de regra – e por uma série de questões que envolvem desde a disponibilidade de espaço até o consumo de energia elétrica –, os cursos digitais têm um custo menor em relação aos presenciais.

Logo, essa economia reflete-se no valor das mensalidades.

Novamente, esse é um benefício do ensino digital que abre as portas da pós-graduação para aqueles que, mesmo morando ao lado da instituição, ou seja, sem nenhum empecilho para o deslocamento, não têm condições de arcar com as parcelas de um curso presencial.

 

Conclusão do curso em menos tempo

Para muitas pessoas, tão importante quanto o conhecimento adquirido, que pode ir sendo colocado em prática no decorrer das aulas, é o diploma de conclusão de curso.

Concursos públicos exigem o documento para determinados cargos. Em outras situações, a promoção profissional – que geralmente significa um aumento significativo nos rendimentos – depende desse certificado.

Nesses casos, quem opta pelo ensino digital tem a vantagem de estudar no seu próprio ritmo, de acordo com o tempo que tem à disposição e dos seus objetivos pessoais e profissionais.

A conclusão da especialização, dessa forma, pode ocorrer em um período de tempo bem menor do que no modelo presencial, possibilitando que o profissional usufrua dos benefícios do título de especialista tanto para fins de promoção quanto para buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.

 

Ensino digital: flexibilidade, economia, formação mais rápida

Em resumo, esses são os três principais benefícios do ensino digital em relação ao presencial. 

Lembrando que, de forma alguma, a modalidade do curso pode influenciar na qualidade da formação.

Independentemente de ser ofertada no modelo digital ou presencial, a especialização precisa atender a carga horária mínima prevista pelos órgãos reguladores, contar com corpo docente qualificado, com experiência didática e mercadológica, bem como ter uma proposta de ensino alinhada às demandas e tendências do mercado de trabalho.

Por isso é tão importante que você avalie as opções que tem à disposição antes de decidir.

Como os limites geográficos não são um obstáculo ao ensino digital, a pesquisa por cursos do seu interesse pode ser bastante ampla, incluindo instituições de outras cidades e de outros estados.

Na Unochapecó, temos várias opções de cursos de pós-graduação na modalidade digital. No nosso site você acessa a lista completa, inclusive dos cursos com inscrições abertas.

Em caso de dúvida, também pode entrar em contato pelo WhatsApp

comments powered by Disqus