5 livros sobre a área de Design

O mundo do designer pode ser surpreendente. Analisar, criar e inovar: entenda isso por meio da leitura

23/09/2019
Por: Bruna Gatto
Os livros foram indicados por professores da área e ajudam a compreender melhor a profissão do designer. (Foto: Bruna Gatto)

Quando procuramos por uma resposta, seja ela superficial, por curiosidade ou mais técnica, um dos primeiros mecanismos de busca - senão o primeiro - que pensamos é o Google, não é? Mas ainda há muitas pessoas que gostam de pesquisar em livros, de ler sobre determinado assunto mais a fundo, e isso é super bacana porque, além de responder ao que você busca, estimula o hábito da leitura, ajuda a construir vocabulário e “desliga” você por um tempo.

Para evitar ficar pulando de aba em aba dentro da internet, que tal saber mais sobre um assunto muito importante com ajuda de livros? Hoje, contamos com a ajuda dos professores aqui do curso da Unochapecó para indicar cinco livros ligados à área de Design. Mas, antes disso, vamos conhecer um pouco mais sobre o curso e a área profissional do Design?

Área de Design

Existem muitos termos para classificar o Design e o Designer: como máquina, utensílio, mobiliário, embalagem, publicação, desenho, programação, entre outros. Tudo o que compramos e consumimos de produtos industrializados são projetos feitos por designers. Todo o processo de concepção, ideia, projetação e produção são frutos do trabalho desta profissão.

O Designer tem o poder de revolucionar um produto e torná-lo atraente aos olhos de quem o vê, de acordo com o pedido do seu cliente. É criar, inovar, desenhar, imaginar, prototipar e implementar. O mais legal disso tudo é que o estudante de Design não precisa começar o curso já sabendo desenhar: ele aprende todas as técnicas durante sua graduação.

Outra dúvida comum que a gente ouve bastante é em relação aos termos. Pra você decorar e nunca mais errar:

Design: curso profissionalizante que oferece a didática necessária para um egresso ser atuante na área, tornando-se profissional. O curso tem duração de até quatro anos e é da modalidade de bacharel , o que torna o formado um bacharel em Design.

Designer: é o nome dado para o Egresso de Design. Profissional que atua para criar, mudar estruturas e ideias de um determinado produto ou de uma marca. O designer é um profissional versátil que atua em diversas áreas das indústrias criativas, da arte, comunicação, cultura, produtos e serviços.

Conheça a importância do diploma de curso superior. Clique aqui.

O que estuda?

Já no primeiro semestre, os estudantes de Design têm aulas de desenhos técnicos e linguagem visual, matérias de Ergonomia Física e Ferramentas Digitais, por exemplo. Nos semestre seguintes, os estudantes começam a projetar soluções de Design, assim como apreendem sobre Tecnologias Assistivas, Empreendedorismo, Marketing, entre outros.

Quando se está na graduação, apenas acompanhar as aulas e fazer anotações não basta. São vários assuntos discutidos em aula. Várias formas de conhecer os temas voltados à sua área e os livros são ótimos aliados para sua compreensão. São diversos títulos que podem ajudar na hora da prova ou para aumentar o conhecimento sobre a área. Vamos conferir?

1- Pensar com tipos, da Ellen Lupton:

Publicado em 2006, é um livro que explica como fazer layouts, projetar ou fazer, de fato, Design. O livro é composto não só de teorias básicas, mas de exemplos que explicam diferentes aspectos. É um ótimo aliado para conhecer a área de tipografia (projeto e estudos de fontes). A autora é uma das mais renomadas e é educadora na área de Design Gráfico dos Estados Unidos.

2- Como se cria: 40 métodos para design de produtos, da Ana Pazmino:

Publicado em 2015, é um livro que apresenta muitas ferramentas de criatividade e metodologia para criar produtos e soluções em Design. Seu esquema de apresentação é dividido em categorias, tema por tema, o que pode facilitar a leitura e aprendizado do leitor. O livro foi pensado e elaborado para alunos e professores de Design de produtos. Tem uma das ideias de que o aluno não deve apenas ler e sim praticar seus conhecimentos.

3- Design para um mundo complexo, do Rafael Cardoso:

Publicado em 2012, aborda os desafios do Design na contemporaneidade. Um livro que faz o estudante pensar e repensar a atuação do designer em um mundo atualizados, complexo e dinâmico.

O que garante um bom salário? Já pensou sobre isso? Clique aqui e confira.

4- Design: conceitos e métodos, de Tai Hisuan-An:

Publicado em 2017, é um livro que não se direciona apenas para uma área do Design, mas para aqueles que buscam conhecimento sobre os conceitos, métodos e técnicas dessa área. O exemplar contém imagens, teorias, ideias e exemplos dos assuntos, o que pode facilitar ainda mais o conhecimento do leitor.

5- Intuição, ação, criação: graphic design thinking, da Ellen Lupton:

Publicado em 2011, é um livro que apresenta 30 recursos para conceitualizar e formalizar projetos gráficos. Composto por entrevistas de profissionais e diversos exemplos de cases gráficos. A autora apresenta toda a metodologia dos projetos também quando há problemas, desde a origem até a solução. Composto por ilustrações.

Se você pretende fazer a graduação em Design, se está na faculdade ou já é um profissional da área, não há motivos para parar de estudar. Sempre é bom saber um pouco mais sobre essa área incrível. Além de aprimorar seus conhecimentos sobre a profissão, você ainda conhece aspectos que nem sempre são executados em sala de aula ou nem mesmo no campo profissional.

É preciso estar à frente e se manter atualizado e ser um profissional com especializações ajuda muito. As coisas mudam e muitas empresas buscam por profissionais que, de fato, tenham conhecimentos a mais.

Você tem dúvidas ou curiosidades sobre a área de Design? Deixe nos comentários que a gente responde :)