Abra novos caminhos para o futuro fazendo pós-graduação na Uno

Os cursos de pós-graduação da Unochapecó são pensados para atender a demanda do mercado de trabalho e, assim, aumentar suas chances de se destacar profissionalmente.

11/08/2021
Por: Unochapecó
Abra novos caminhos para o futuro fazendo pós-graduação na Uno

Os cursos de pós-graduação da Unochapecó são pensados para atender a demanda do mercado de trabalho e, assim, aumentar suas chances de se destacar profissionalmente, pois abrem novos caminhos para o futuro da sua carreira. 

Além da tradição de mais de 50 anos oferecendo educação superior de qualidade, a Unochapecó tem uma relação muito próxima com os diversos segmentos econômicos de Chapecó e região.

Por isso, os cursos de pós-graduação em nível de especialização garantem uma formação adequada à realidade da economia local, ou seja, focada nas áreas em que há mais procura por profissionais qualificados.

Assim, a partir do contexto socioeconômico regional, a Unochapecó oferece pós-graduação nas seguintes áreas:

agrárias e ambiente;

comunicação e criatividade;

gestão e negócios;

humanidades;

politécnica;

saúde.

Neste texto vamos detalhar a abrangência de cada uma dessas áreas, público a quem se destinam os cursos e habilidades propostas nas disciplinas. 

Compromisso com a formação de qualidade

A Unochapecó é reconhecida em toda a região, e até mesmo em nível nacional, pelo seu comprometimento com a formação de excelência, a estrutura de altíssima qualidade, tanto nas salas de aulas quanto nos laboratórios e espaços de convivência.

Some-se a isso, o corpo docente, formado por professores qualificados e referência em suas respectivas áreas de atuação.

Ainda, os cursos de pós-graduação da Unochapecó são oferecidos nas modalidades presencial e digital, a fim de atender as necessidades dos diferentes públicos, especialmente quanto à flexibilidade para assistir às aulas, facilitando o acesso à especialização para profissionais de outras cidades, para os quais o deslocamento até a universidade inviabilizaria a realização do curso. 

Compromisso com o futuro da região

Essa proposta demonstra, além do alinhamento da instituição ao desenvolvimento tecnológico e a novos métodos de ensino, o compromisso em possibilitar ensino de qualidade a um número cada vez maior de pessoas, independentemente do lugar onde residem ou da falta de tempo para frequentar um curso presencial.

Ao oferecer cursos de pós-graduação na modalidade digital, a Unochapecó também cumpre seu compromisso com o desenvolvimento da região, capacitando profissionais para atuar nos diferentes setores, implantando novos processos de trabalho, baseados nos conhecimentos adquiridos na especialização e que levam a resultados como melhor aproveitamento do capital intelectual, redução de custos, a partir da otimização das tarefas e recursos, bem como do controle do desperdício

Ou seja, por meio da qualificação profissional, proporciona economia para as empresas, produtos e serviços com maior valor agregado e, ainda, soluções para diminuir o impacto ambiental causado pelas atividades do setor produtivo.

Agrárias e ambiente

Os cursos de pós-graduação dessa área são voltados ao setor agrícola e ao manejo correto de processos e produtos visando melhorar a produtividade do agronegócio, tanto vegetal quanto animal, ao mesmo tempo em que propõe a preservação de  recursos naturais, buscando alternativas para minimizar os efeitos da atividade agroindustrial na natureza, além de desenvolver soluções visando reverter resíduos da agroindústria em matéria-prima para fabricação de outros produtos.

A maioria desses cursos atende a públicos como biólogos, agrônomos, veterinários, zootecnistas, geógrafos, engenheiros florestais, ambientais, químicos e civis.

Alguns temas abordados nas especializações da área de ciências agrárias e ambientais são:

manejo de plantas;

ganho de produtividade;

conservação do solo;

sanidade animal e controle da cadeia produtiva na indústria de processamento de carnes e derivados;

recuperação de áreas degradadas;

biogás;

levantamento geodésico;

produção de animais de grande porte; 

qualidade de sementes e controle de pragas agrícolas.

Esses assuntos atendem uma ampla gama de setores relacionados ao agronegócio e ao meio ambiente, a fim de capacitar profissionais para as diversas possibilidades de atuação, seja na prevenção de problemas, seja na implantação de novos métodos de trabalho, ou, ainda, na recuperação de danos causados pela conduta inadequada em empresas e propriedades rurais. 

Comunicação e criatividade

Na área de comunicação e criatividade, os cursos de pós-graduação atendem, especialmente, profissionais graduados em jornalismo, publicidade e propaganda, cinema e produção audiovisual

Há também especializações destinadas ao público formado por graduados em artes, arquitetura, design de interiores e de moda , entre as quais destacam-se temas que tratam da gestão do patrimônio cultural e das diferentes formas de expressão da arte contemporânea.

A Unochapecó ainda oferece cursos nessa área que atendem ao mercado de comunicação em geral, incluindo desde a qualificação de jornalistas e publicitários para a produção de conteúdos e desenvolvimento de produtos midiáticos para os diferentes meios de comunicação, incluindo - e até enfatizando - os meios digitais, até a qualificação para comunicação e marketing na política

Tradução de línguas estrangeiras, produção e revisão de textos em Língua Portuguesa e desenvolvimento de jogos digitais são outros assuntos que constam na lista de cursos de pós-graduação da área de comunicação e criatividade.

Gestão e negócios

Nesta área são ofertados cursos que englobam desde os conceitos básicos da administração de empresas, como gestão de recursos humanos e financeiros, até temas que envolvem a gestão de negócios de segmentos específicos, entre os quais constam:

gestão de restaurantes, bares e similares;

gestão de negócios na área da saúde;

gestão no serviço público;

gestão do agronegócio;

gestão de eventos;

gestão de cooperativas de crédito;

gestão de produção e logística.

A lista também inclui cursos voltados a empreendedorismo e inovação, gestão de projetos, contabilidade e controladoria, gestão de custos, criação de startups, engenharia e qualidade de software, redes e segurança da informação, desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, gestão de resíduos químicos e da sustentabilidade ambiental.

Humanidades

Os cursos da área de humanidades dividem-se, basicamente, em três segmentos: educação e cultura, direito e linguagens. Logo, o público dessa área é composto, principalmente, por graduados em Direito, professores com licenciatura em diferentes áreas de formação e outros profissionais graduados na área de ciências humanas que atuam em instituições educacionais ou em organizações que demandam conhecimentos jurídicos.

Na subárea de educação e cultura, destacam-se os cursos de pós-graduação focados em direitos humanos e diversidades, cultura indígena, inovação na educação, gestão de políticas públicas, educação infantil e para atuação em séries iniciais, coordenação pedagógica e organização curricular da educação básica.

Os temas relacionados ao direito incluem ciências criminais, auditoria e perícia, direito do trabalho, direito processual civil, direito tributário, direito público, entre outras vertentes do Direito que se desdobram nas esferas pública e privada, no direito ambiental, de família, do consumidor, de tecnologia e informação.

Cursos de tradução, de ensino de idiomas estrangeiros e de ensino em geral integram o grupo das especializações em linguagens. 

Politécnica

Essa área concentra os segmentos de engenharias, tecnologia e ciências exatas em geral. 

Na Unochapecó, os principais cursos de pós-graduação da área politécnica são direcionados à qualificação de engenheiros civis, arquitetos e urbanistas, engenheiros de produção e de software, bem como de engenheiros elétricos, químicos e de alimentos.

Contudo, nada impede que profissionais graduados em outros cursos vinculados às ciências exatas optem por especializações da área politécnica, já que muitas disciplinas envolvem cálculos, estatísticas, projeções, análises e avaliações de dados. 

Assim, matemáticos, cientistas da computação, graduados em sistemas da informação e nas demais engenharias (mecânica, elétrica e de produção), também integram o público-alvo dos cursos de pós-graduação dessas áreas.

Saúde

A área da saúde permite inúmeras possibilidades de atuação, dependendo, obviamente, da formação inicial do profissional. 

Assim, os cursos de pós-graduação dessa área também podem ser divididos em subáreas, considerando a graduação do estudante.

Para graduados em medicina, enfermagem e odontologia, destacam-se cursos que abordam assistência de enfermagem no atendimento clínico, cirúrgico, de urgência e emergência, qualificação para atuação em centro cirúrgico, recuperação anestésica e gestão de central de materiais, ortodontia e implantodontia.

Psicólogos podem optar pela qualificação para atuar em situações de crise e desastres, com terapia comportamental, com psicoterapia ou psicologia jurídica, por exemplo.

Essa área abriga, também, cursos de nutrição humana e animal, nutrição aplicada a públicos específicos, como gestantes, idosos e atletas, bem como especializações voltadas a análises clínicas e de alimentos, produção de cosméticos, farmacologia clínica, prescrição farmacêutica, microbiologia ambiental e de alimentos. 

Conta, ainda, com cursos de pós-graduação que atendem as necessidades de gestão na área da saúde.

Escolha o curso que vai abrir o caminho do seu futuro

Para mais informações sobre cursos de pós-graduação de cada área clique aqui e filtre sua busca por modalidade - presencial ou digital - e por área do conhecimento. 

E se precisar de informações adicionais sobre um curso específico, é só nos chamar para conversar

comments powered by Disqus