Nova realidade

Pandemia desmistifica o ensino a distância

12/11/2020
Modalidade vem ganhando destaque no mercado

O Ensino a Distância ganhou, em meio à pandemia de Covid-19, uma posição de destaque. Com a decretação da quarentena e as restrições de contato pessoal e aglomerações, muita gente passou a estudar de casa.

O Censo da Educação Superior 2018 já havia registrado 7,1 milhões de vagas oferecidas pelos cursos EaD no País, enquanto os cursos presenciais contabilizavam 6,3 milhões.  Se ainda havia quem torcesse o nariz para a modalidade, a necessidade acabou empurrando estas pessoas para a descoberta de um universo de ensino e aprendizagem infinito. Por outro lado, o mercado também se convenceu de que é possível, sim, trabalhar e estudar bem, de casa. E você, ainda não está convicto das facilidades que um curso EaD pode lhe trazer? Oportunidades não faltam para o seu convencimento!

Alternativa de formação qualificada e eficiente, ideal para pessoas que não têm tempo para se deslocar fisicamente para uma sala de aula, o EaD oferece flexibilidade para estudar onde e quando quiser, facilitando também a vida de quem tem que trabalhar e estudar. Como não há horário e local fixos para estudar, o aluno fica livre para estabelecer o seu ritmo de aprendizado. Contudo, há datas para a entrega de trabalhos e a realização de provas. É preciso ter disciplina, dedicação e atenção aos prazos para não colocar tudo a perder!

Conheça os benefícios do estudante EaD clicando aqui

Com o EaD, os custos das mensalidades e os gastos reduzem. Como a universidade não precisa dispor de uma grande estrutura para ministrá-los, os cursos EaD têm mensalidades geralmente bem mais baixas do que as dos cursos presenciais. Como você não precisa se deslocar, os gastos com transporte são economizados. Estudar em casa também traz o benefício da possibilidade de redução de gastos com alimentação, que na rua costuma ser maior.

Se algumas pessoas, sobretudo as mais velhas, ainda tinham um certo receio de se adaptar às ferramentas de ensino a distância, a popularização do EaD permitiu que muita gente perdesse o medo e encarasse a tecnologia de frente. Com uma metodologia moderna e inteligente de estudar, o ensino a distância está promovendo o desenvolvimento de habilidades e o aprendizado do convívio e da interação com colegas, professores e tutores, mesmo de longe.

O diploma emitido para quem conclui um curso EaD tem a mesma validade de um diploma de curso presencial. O importante é a instituição ter autorização e reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Nos conteúdos, a diferença é que no EaD tudo fica disponível no ambiente virtual de aprendizagem de cada instituição, que pode ser acessado pelo estudante quando ele quiser, de onde estiver, quantas vezes for necessário.

Com o desenvolvimento e ascensão do ensino EaD nos últimos anos, hoje é possível encontrar uma vasta oferta de cursos de graduação e pós-graduação  para cursar. Há possibilidades de formação em áreas mais tradicionais, como Administração e Pedagogia, mas o ensino a distância traz em seu escopo a inovação também nos assuntos, como Logística e Processos Gerenciais.

Escolha o seu e aproveite essa modalidade de ensino que veio para ficar!