Ciência da Religião

Para além dos dogmas

07/12/2020

Quem já estudou em escolas administradas por alguma congregação religiosa sabe: no conteúdo programático, há sempre uma matéria dedicada ao estudo da religião correspondente à fé da instituição. Geralmente, os alunos, bastante jovens, torcem o nariz para tais ensinamentos. Por causa dessa generalização, muitas pessoas ficam curiosas para saber do que se trata um curso de graduação em Ciências da Religião, como a Unochapecó oferece. Prepare-se, porque há um universo a ser descoberto, muito além do ponto fundamental de uma doutrina religiosa, apresentado como certo e indiscutível – o dogma.

A humanidade estuda as religiões desde a antiguidade, em culturas e tempos históricos diversificados. Mas o surgimento de uma ciência da religião remonta às décadas de 1850 e 1870. A disciplina de Ciências da Religião em universidades oficiais remonta a segunda metade do século XIX. Fundamental não confundir Ciências da Religião com Teologia – esta é voltada ao estudo da fé, geralmente de uma religião específica. As Ciências da Religião estudam os fenômenos religiosos, licando-os com as diferentes ciências sociais.

Agora, no século XXI, na Unochapecó, a graduação em Ciências da Religião prepara o acadêmico para apropriar-se e produzir conhecimentos relacionados aos fenômenos religiosos por meio de associações com áreas do saber que subsidiam a compreensão da sociedade. Antropologia, Filosofia, História, Sociologia e Psicologia entram como ferramentas para o preparo do acadêmico para ser professor. Os estudos, que têm quatro anos de duração em formato EaD, garantem a aquisição de conhecimentos que permitem ao aluno interagir com o contexto vigente, especificamente no que se refere à interpretação e compreensão da criança, do adolescente e da família em um dado contexto.

Saiba como a pandemia desmistificou o ensino a distância!

Os temas tratados durante a graduação em Ciência da Religião vão desde concepções de cultura, fenômeno religioso, pluralidade cultural e diversidade religiosa até identidade de gênero e relações étnico-raciais, passando pelo papel do religioso no substrato das culturas e as relações entre culturas e fenômenos religiosos, assuntos aliados ao desenvolvimento das crenças, espiritualidades, movimentos e tradições religiosas em diferentes culturas. Isso dentro dos módulos da matriz curricular do curso. Ainda há os componentes optativos – Educação de Jovens e Adultos, Trabalho Pedagógico com Pessoas com Deficiência e Liderança e Desenvolvimento de Equipes.

Mas o que se espera de um profissional licenciado em Ciências da Religião? Com compromisso e responsabilidade diante da comunidade a que pertence, esse profissional deve constituir um conjunto de qualidades que permita estabelecer a interação de uma leitura dinâmica do mundo e dos conhecimentos constituídos historicamente, decorrente da postura investigativa e propositiva, principalmente no que se refere ao respeito à diversidade cultural.

Esse profissional poderá atuar como professor de Religião e Cultura Religiosa, como assessor de ONGs e instituições religiosas e civis, principalmente no que se refere à relação entre religião e cultura.

Venha para a graduação em Ciências da Religião da Unochapecó e descubra esse mundo de possibilidades.