Presencial ou digital? Veja qual modalidade é melhor pra você

Pensando em voltar a estudar, mas não sabe se escolhe a modalidade presencial ou digital?

23/06/2021
Por: Unochapecó
Presencial ou digital? Veja qual modalidade é melhor pra você

Pensando em voltar a estudar, mas não sabe se escolhe a modalidade presencial ou digital?

Então este texto foi feito sob medida para você, pois nele apresentamos prós e contras das duas modalidades e, assim, ajudamos a decidir entre um curso presencial ou digital

Contudo, mais importante do que a modalidade do ensino, antes de decidir é importante que você analise sua rotina, com bastante atenção em alguns detalhes que podem facilitar os estudos, independentemente de optar pelo modelo presencial ou digital.

Assim, vamos falar também desses pontos que devem ser considerados na escolha de um curso de especialização. 

 

Nem 8, nem 80: como escolher entre pós-graduação presencial ou digital

 

Na hora de escolher entre um curso presencial ou digital, muitas questões são levantadas, a maioria baseada em experiências pessoais e nos hábitos culturais.

Pode-se dizer que estamos vivendo um momento de transição no que se refere ao perfil dos profissionais no mercado de trabalho. 

Ao mesmo tempo em que há pessoas com mais idade, incluindo aquelas nascidas até o final dos anos 1980, há os nativos digitais, que são os jovens nascidos na ‘virada do século’ e estão entrando agora no mercado. 

Nessas duas pontas, a opção entre um curso presencial ou digital é quase que automática. Na ponta de lá, presencial. Na ponta de cá, digital. Uma decisão tomada a partir das vivências de cada grupo e no meio em que essas vivências aconteceram - e ainda acontecem.

Entre as duas pontas, no entanto, temos a coluna do meio, aqueles que nasceram entre o final da década de 1980 e início dos anos 2000. 

Em relação à experiência com o mundo digital, esses não são ‘nem 8, nem 80’, pois conviveram com o mundo analógico e foram (ou estão) se adaptando à era da tecnologia. 

Mas, cabe uma ressalva aqui…

A faixa etária pode ser um dos fatores que interfere na decisão por um curso presencial ou digital, mas não é o único e também não tem o mesmo peso para todas as pessoas.

Ou seja, há outros aspectos para se considerar na hora de escolher qual modalidade de ensino é melhor para você -- com base na sua condição atual, sem considerar de onde você veio ou para onde você está indo.

 

Diferenças entre as modalidades - presencial ou digital

 

Esse assunto tem sido muito discutido ultimamente. A pandemia acelerou um pouco a expansão dos cursos a distância. Mas mesmo antes desse período de distanciamento social que estamos vivendo, a oferta de especializações na modalidade digital já era crescente, justificada por um conjunto de elementos conectados, de alguma forma, à tecnologia.

Entre tantas discussões acerca dos prós e contras de um curso presencial ou digital, a qualidade da formação está sempre no topo do ranking. 

Não é para menos. Afinal, quem está realmente interessado em ampliar seus conhecimentos e melhorar a performance profissional não tem nenhum interesse em investir tempo e dinheiro em um curso que não agregue valor à sua formação e ao seu currículo. 

O que muitas pessoas não percebem é que não dá pra ser bom em uma modalidade e ruim na outra - se o curso digital deixa a desejar, há chances imensas de que o curso presencial também não cumpra o prometido. 

Por isso, mais importante que escolher um curso presencial ou digital, é a escolha da instituição de ensino para fazer a pós-graduação.

 

De onde você vem e onde quer chegar

 

Lembra que comentamos lá no início sobre avaliar o seu momento atual para fazer uma escolha consciente entre um curso presencial ou digital?

Isso é realmente necessário para garantir que sua trajetória na especialização não seja permeada de obstáculos que dificultem o acompanhamento das aulas ou interfiram no seu rendimento acadêmico a ponto de levá-lo a parar no meio do caminho.

Mas não se iluda… Por melhor que seja o planejamento, sempre haverá situações a serem contornadas. A ideia é avaliar o cenário para tomar uma decisão acertada, visando minimizar os efeitos dos contratempos que venham a surgir.

E os principais contratempos relacionados à rotina de estudos - presencial ou digital - são: tempo, dinheiro e disciplina.

 

Tempo

É artigo de luxo nesse ritmo acelerado em que estamos vivendo. Por isso, pense em como poderá organizar sua rotina para encaixar as aulas e outros momentos de estudo, como leituras, produção de textos, participação em fóruns e seminários.

Nesse quesito, a vantagem fica com a modalidade digital, já que dispensa o tempo de trajeto entre casa/trabalho e universidade, entre outras demandas do modelo presencial, como estar no lugar certo, na hora marcada.

Então, considere esse fator na sua análise, identifique se a falta de tempo seria um problema para você e se a flexibilidade de um curso digital aumentaria suas chances de concluir com êxito a pós-graduação.

 

Dinheiro 

 

O próximo item a ser analisado é o orçamento. A mensalidade do curso cabe no seu bolso? Investir em uma especialização vai exigir corte de outros gastos? Você está a fim de encarar essa mudança na sua organização financeira?

Ter clareza quanto às respostas para essas perguntas facilita a decisão por um curso presencial ou digital.

Ainda, via de regra, cursos digitais têm mensalidades menores, o que pode ser um incentivo se o orçamento estiver um pouco instável.

Vale lembrar, também, que cursos de pós-graduação costumam valorizar o profissional no mercado. No nosso blog, você encontra mais informações sobre o retorno financeiro de uma especialização para o seu currículo.

 

Disciplina

Se tempo e dinheiro não são empecilhos, é hora de pensar no quanto você é capaz de se comprometer com uma nova atividade, que vai demandar mudanças na sua rotina social, profissional e até de lazer. 

E isso envolve disciplina. E não importa se é presencial ou digital, nem se você é baby boomer ou pertence à geração X, Y ou Z.

Aqui, trata-se de ter consciência dos seus objetivos, pessoais e profissionais, e criar estratégias para alcançá-los.

 

Já decidiu pelo presencial ou digital?

 

Se tiver sido baseada na sua realidade e estiver alinhada aos seus objetivos, não importa se sua decisão foi (ou será) pelo presencial ou digital, já que há cursos disponíveis nas duas modalidades em todas as áreas. 

Na Unochapecó, presenciais ou digitais, os cursos entregam a mesma qualidade há mais de 50 anos.

Somos uma universidade envolvida com a comunidade regional, preocupada com a formação inicial e continuada de profissionais qualificados e preparados para oferecer soluções às demandas do dia a dia, nas diferentes áreas de atuação.

Assim, nosso objetivo é continuar fomentando a produção e a disseminação do conhecimento, com ensino de qualidade e a aproximação, cada vez maior, de estudantes e professores às novas possibilidades tecnológicas.

Se está difícil decidir entre presencial ou digital, entre em contato conosco para ter mais informações sobre os cursos com inscrições abertas e poder escolher a modalidade e a especialização que melhor se encaixam ao seu momento de vida.

 

comments powered by Disqus