Estágio no Ensino Superior

Por que os estágios são importantes durante a graduação?

11/11/2019
Por: Eduarda Carlesso
Os estágios são importantes para a construção da sua carreira. (Foto: Eduarda Carlesso)

Estágios: qual a importância para a vida acadêmica e profissional?

 

              O período de formação de um estudante do ensino superior é diferente para cada um. Além da base de todo o curso, os alunos podem fazer coisas diferentes durante a graduação, como cursar disciplinas optativas, ser monitor de alguma matéria, participar de projetos de pesquisa e extensão, entre outros. Também há os estágios, que são muito importantes para a graduação. Existem os obrigatórios e os não-obrigatórios. Você sabe a diferença entre eles? Onde podem ser feitos? Quanto tempo duram? Vamos entender!      

Estágio obrigatório: é aquele que compõe a matriz curricular do seu curso. Será necessário cumpri-lo para poder se formar e obter o diploma, por isso ele é obrigatório. É um componente curricular com o intuito de proporcionar o aprimoramento prático ao futuro profissional.

Estágio não-obrigatório: esse estágio constitui-se como atividade complementar à formação profissional, social e cultural do estudante, e é opcional ao aluno. O estágio não-obrigatório poderá ser registrado, para integralização curricular, como Atividade Curricular Complementar*. Este estágio deverá ser remunerado e o estagiário receberá os benefícios legais previstos na legislação (auxílio transporte, recesso remunerado).


*As atividades curriculares complementares (ACCs) são atividades desenvolvidas pelos estudantes paralelamente às disciplinas da graduação. Servem para desenvolver habilidades, conhecimentos e competências para além do ambiente acadêmico e é um requisito obrigatório para a formação do aluno.

           
             Os estágios são importantes no processo de aprendizagem do estudante, pois é onde ele pode vivenciar na prática os conteúdos aprendidos em sala de aula e adquirir conhecimentos sobre a profissão escolhida. É o momento em que o aluno pode aliar o conhecimento acadêmico à prática no ambiente de trabalho. Justamente por isso eles são tão importantes, pois enriquecem ainda mais a vivência de cada um na universidade.
 


Você sabe como solicitar Bolsa de Estudo? Confira aqui todas as modalidades!

 

Como funcionam os estágios?


              Os estágios, apesar de não representarem um vínculo trabalhista entre a empresa e o aluno, são regulamentados por lei. Conhecida como Lei do Estágio, foi pensada justamente para determinar como deve ser essa relação, os direitos e deveres, tanto do estagiário quanto da Universidade e da Unidade Concedente do estágio. 
              O estágio obrigatório tem a carga horária estipulada pela matriz curricular de cada curso. A prática é acompanhada por um professor, que coordena encontros de supervisão. O aluno também registra suas atividades e, ao concluir o estágio, apresenta um relatório para aprovação na disciplina.     
             Já o estágio não-obrigatório é uma atividade extra classe, também mediada e verificada pela Universidade. Esse tipo de estágio deve ser remunerado e auxiliar no transporte, e tem contrato com duração de um a dois anos. Nesse caso, o estudante também tem direito a férias remuneradas de 30 dias a cada 12 meses da atividade na mesma empresa ou proporcional ao período estagiado.    
             A carga horária máxima dos estágios é de seis horas/dia, trinta horas semanais. A atividade tem como principal função levar aprendizados sociais ao estudante e prepará-lo para o mercado de trabalho. Pode ser a porta de entrada para o primeiro emprego, visto que as empresas podem resolver contratá-lo após o fim do período de estágio.
 


Saiba como organizar seus estudos e aproveitar melhor seu tempo aqui!



Benefícios do estágio para o estudante

 

              Podemos perceber como o estágio é importante para a vida do acadêmico de qualquer área, pois vai dar a ele o primeiro contato com a vida profissional. É nesse momento que você vai enfrentar os desafios do primeiro contato com o emprego na sua área. Pode colocar em prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula, além de haver a possibilidade de contratação.   
              Ou seja, se você tiver a oportunidade de fazer estágios em empresas diferentes que atuem em diversos âmbitos da sua área, não deixe passar! Você vai adquirir um conhecimento amplo e é a partir daí que você pode começar a construir sua carreira profissional. Você também pode conferir as definições de estágio e mais informações na página da Unochapecó!  

Ficou com alguma dúvida sobre as diferentes modalidades de estágio? Deixe nos comentários que a gente responde pra você!

 

 

comments powered by Disqus