Conheça mais sobre o profissional de Psicologia

Psicólogo tem papel fundamental na sociedade

20/07/2020
Por: Alessandra Dias
freepik/br.freepik.com

Cuidar da saúde mental é fundamental para todos os indivíduos, assim como é importante cuidar de qualquer outra parte do nosso organismo. Para auxiliar neste processo, o profissional de psicologia, através do conhecimento da ciência psicológica, contribui para a promoção de qualidade de vida em diferentes âmbitos. 

Nos dias atuais, cada vez mais aumenta-se a procura por atendimento psicológico tanto individual, como casais, famílias, grupos, e instituições.  O Psicólogo acaba se mostrando essencial na vida das pessoas, uma vez que se amplia muito sua atuação na atualidade, quebrando o pensamento de que um indivíduo só deve procurar ajuda profissional quando está em sofrimento. 

O papel do profissional formado em psicologia busca compreender a ampla gama de questões relacionadas ao homem, seja consigo mesmo, seja com a sociedade e com os outros. A subjetividade e as relações humanas, os modos de ser, as formas de se organizar em grupo e produzir a existência. Ele aplica métodos científicos para compreender a psique humana e sua relação com a sociedade e atuar na promoção, prevenção, e tratamento da saúde mental. 

Aqui na Uno, você tem a possibilidade de fazer a graduação em duas modalidades - Licenciatura e Bacharelado -, ao mesmo tempo e concluir o curso com dois títulos. Você vai sair um profissional preparado para o mercado de trabalho e comprometido com a realidade social. 

 

Baixe o eBook de Psicologia da Unochapecó e saiba mais sobre o curso! 

 

Realidade profissional 

O curso de Psicologia da Unochapecó auxilia na construção profissional já na graduação, e através de atividades teóricas e práticas, insere seus estudantes em estágios básicos e profissionalizantes em várias instituições e organizações.

O campo de atuação é bem amplo, você poderá atuar com Psicologia Social Comunitária e Políticas Públicas, além de manter as áreas clássicas da psicologia, como avaliação psicológica, clínica, educacional, organizacional e do trabalho, jurídica, esporte, desastres, e a modalidade online, como as que se fazem necessários no momento atual.

O mercado de trabalho têm ampliado muito em decorrência do aumento da abrangência e implementação de políticas públicas nas áreas de saúde (SUS) e Assistência Social (SUAS), de programas culturais e de esporte, da demanda em instituições jurídicas, penitenciárias, sindicatos, cooperativas, organizações sociais e ONGs. 

 

comments powered by Disqus