Liderança

Quais as características de um líder, hoje?

17/12/2020
Profissionais com perfil de liderança podem se destacar no mercado de trabalho.

A evolução de um mercado como o atual, que vive em constante desenvolvimento e mutação, provoca mudanças também no perfil de liderança desejado pelas empresas. O líder de hoje deve ter múltiplas competências, que vão além de comandar equipes para o alcance de metas.

O surgimento de questões inusitadas e situações complexas, que surgem de uma hora para a outra e exigem solução “para ontem”, impõe ao líder da atualidade sustentar certos atributos para obter e manter o comando de grupos, equipes ou corporações. Especialistas da área de administração e gestão costumam destacar diferentes características, mas todos são unânimes em listar algumas das mais importantes propriedades do perfil ideal para um líder da atualidade. Conheça as principais:

 

Comunicação

É papel do líder se comunicar com sua equipe para que todos estejam devidamente alinhados em busca do alcance de um resultado comum.

 

Compartilhamento

Conhecimento e poder devem ser partilhados para que todos na equipe tenham autonomia e, principalmente, responsabilidade para tomar atitudes na empresa.

 

Flexibilidade

Regras existem para serem seguidas, mas o líder precisa ser flexível, pois trabalha com pessoas com variados perfis e personalidades. 

 

Relacionamento

O líder relaciona-se bem com todos da equipe e sabe delegar tarefas. Ao mesmo tempo em que compartilha do processo produtivo.

 

Atualização

Estar antenado às inovações e novas tecnologias integra o rol de atividades do líder da atualidade. Softwares de gestão e processos organizacionais, por exemplo, sempre podem ajudá-lo em sua tarefa.

 

Integridade

Só com integridade conquista-se a confiança da equipe. Como cobrar honestidade dos colaboradores se eles não vêem você ou a empresa como honestos?  O líder deve praticar o que prega e liderar pelo exemplo.

 

Confiança

A confiança, o líder precisa manter em si mesmo também. Arregaçando as mangas e assumindo o comando, o líder sabendo que seus planos e visão são o melhor.

 

Propósito

Líderes têm propósito claro de atuação, que norteia suas ações e dá sentido ao que é feito, inspirando o time. E isso precisa estar claro também para o grupo de trabalho.

 

Inteligência Emocional

Mais do que controlar suas emoções, o líder precisa estar preparado para situações estressantes e difíceis. 

 

Ousadia

Para correr atrás de bons resultados e novos desafios, o líder precisa ser ousado, buscando novos patamares de atuação, novos desafios e novas ideias. 

 

Valorização

O líder ideal entende que seu sucesso depende da evolução de sua equipe. Por isso, ele precisa saber valorizar o capital humano que dispõe, prezando por seu crescimento, sem medo de ser substituído.

 

Feedback

Para que toda essa cadeia de atitudes realmente dê resultado, o líder precisa saber e dar feedback sobre o trabalho de seus subordinados. É o líder quem mostra os pontos positivos e o que deve ser melhorado no trabalho de todos. Por outro lado, há que se estar preparado para receber retornos. Pontos de vista diferentes sempre podem contribuir para processos e, consequentemente, resultados excelentes.

 

Lembre-se: qualquer habilidade pode ser desenvolvida. Interessado em se tornar um líder de sucesso Cursos de graduação EaD, especialização e MBA podem auxiliar nessa tarefa desafiadora. Os bons líderes estão sempre atrás de novos conhecimentos frente aos novos desafios!

comments powered by Disqus