Bacharelado, licenciatura e tecnólogo

Quais as diferenças e possibilidades no mercado de trabalho

06/08/2019
Por: Bruna Gatto
As três modalidades oferecem aulas e estruturas de qualidade (Foto: Jon Tyson)

Além de escolher o curso e a Universidade que deseja estudar, quem pretende ingressar no ensino superior precisa também optar entre três modalidades: bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Se você já ouviu esses nomes ou leu em materiais de divulgação de cursos deve ter se perguntado o que cada um quer dizer.

Para entender as diferenças e as áreas de atuação, independente da escolha, é importante lembrar que os três tipos de cursos têm validade no diploma universitário aprovado pelo MEC e são o caminho para cursar uma pós-graduação.

Vamos conferir as principais diferenças entre as modalidades?

Bacharelado

A principal característica do bacharelado é não formar o acadêmico para ser docente (dar aulas). Cursos com essa habilitação podem durar entre três e seis anos e têm formação ampla. Geralmente é a opção da maioria dos estudantes. Oferece aulas dinâmicas e diversificadas, com opções do profissional atuar em várias áreas do mercado de trabalho.

Com possibilidade mais ampla de expandir a carreira, esta formação prepara para atuar em áreas específicas, como por exemplo Arquitetura e Urbanismo, Direito, Jornalismo, Engenharias, Medicina, entre outras. Bacharelado permite ao aluno descobrir qual a área específica deseja atuar, mesmo depois de formado.

Ps: Quem se formar bacharel também poderá dar aulas em instituições de ensino superior, basta obter uma especialização.

Licenciatura

Sua principal diferença entre bacharelado e tecnólogo é preparar o estudante também para dar aulas. Tem em média duração de quatro a cinco anos e gradua estudantes para atuar tanto em profissões específicas nas áreas de escolha, quanto na função de docente em escolas públicas ou privadas, do ensino fundamental ao médio. Como é o caso de quem se forma em Licenciatura em Educação Física, por exemplo, que está preparado para dar aulas em academias, em escolas de dança ou salas de aulas.

Dentro da licenciatura, o profissional tem disciplinas voltadas à ética e conceitos abrangendo a pedagogia, isso devido a possibilidade de trabalhar com o ensino. Dentro deste campo são oferecidos cursos como Licenciatura Intercultural Indígena, LetrasPedagogia, entre outros.

Há cursos que podem ser encontrados tanto nas modalidades de bacharelado quanto licenciatura. Ciências BiológicasPsicologia e Educação Física são alguns exemplos.

Tecnólogo

Diferente das modalidades anteriores, a formação em tecnólogo pede uma decisão mais certa do profissional, tendo em mente a área que deseja atuar, mas não necessariamente com a ideia concretizada.

O estudante que optar por um curso de tecnólogo pode atuar em áreas de gestão e logística, com foco nas divisões mais práticas da profissão e formação em até três anos.

A área permite formação em Produção Audiovisual, Gestão Comercial, Logística, Marketing, entre outros.

Fez a escolha errada?

Se o estudante se arrepender da opção que escolher, não tem problema. Os cursos que possuírem a mesma área (saúde, comunicação, humanas ou exatas) podem aproveitar matérias parecidas e assim a troca acontece sem nenhum problema acadêmico.

Há várias possibilidades para ter uma formação, basta ter em mente algumas características específicas da área que deseja, e tudo dará certo. Durante a graduação você pode aproveitar matérias, trocar de curso ou realizar pesquisas, tudo para ter certeza de que fez a melhor escolha. Um ponto muito importante é optar pela Universidade certa e que ofereça diferentes opções em todas as modalidades.

E você, tem alguma curiosidade ou dúvida sobre as modalidades? Deixe nos comentários que a gente responde =)