5 vantagens do ensino superior a distância

Quais as vantagens do ensino superior a distância?

20/05/2021

Quem precisa de mais praticidade na rotina encontra no ensino a distância (EaD) um grande aliado para colocar os estudos em dia. Com essa modalidade, que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, é possível escolher entre diversos cursos (desde os de idioma até a graduação) e se especializar na área que sente mais afinidade.

De acordo com o mais recente Censo da Educação Superior, os alunos matriculados em cursos de graduação a distância representam 35% da rede privada de educação superior. Em crescente na última década, esse movimento vem sendo acompanhado de perto pelos especialistas na área. O Censo também mostrou que o ensino a distância ultrapassou dois milhões de matrículas, representando um total de 28,4% de alunos de graduação no país, incluindo as redes pública e privada.

Mas por que esse movimento vem se destacando no cenário da educação brasileira? Além da praticidade, o EaD oferece inúmeras vantagens para os estudantes. É uma forma eficiente e reconhecida de conquistar o tão desejado diploma, mesmo quando a rotina parece não colaborar. Abaixo, confira cinco benefícios desta modalidade de ensino e saiba mais detalhes sobre cada um deles.

Praticidade no dia a dia

Essa talvez seja a vantagem mais conhecida do ensino a distância. A praticidade de participar das aulas sem sair de casa é um grande benefício para muitos alunos. Para aqueles que não têm como se deslocar à universidade, quem trabalha e os horários não permitem chegar em tempo à aula, mães e pais que não têm com quem deixar seus filhos durante o horário letivo. São muitas pessoas que acabam abdicando dos estudos por encontrarem dificuldades de organizar melhor o tempo. Dessa forma, cursar a graduação na modalidade remota é uma excelente escolha, pois as aulas podem ser assistidas de qualquer lugar, basta ter um computador ou smartphone com acesso à internet

Mensalidades acessíveis

Questões financeiras também costumam ser impeditivos para que o aluno inicie a graduação. No entanto, a modalidade a distância também se destaca por oferecer condições especiais e matrículas acessíveis durante todo o curso. Para quem nunca pesquisou sobre essa informação, vale a pena destacar que alguns cursos podem sair até 50% mais em conta do que os presenciais. E a economia não se reflete apenas no valor da mensalidade. Como o curso a distância pode ser realizado de qualquer lugar, o aluno também economiza no transporte diário ao centro de ensino, resultando em menos gastos mensais. 

Opções interessantes de cursos

Atualmente, com a expansão da graduação a distância, a oferta de cursos desta modalidade está cada vez maior. É possível escolher entre diversas áreas de atuação e ensino, incluindo bacharelado, tecnólogos e licenciatura. Desde os cursos tradicionais, como Administração e Pedagogia, até áreas mais atuais, como Marketing e Logística, podem ser cursados na modalidade EaD. 

Diploma reconhecido e com o mesmo valor

Um receio comum entre os estudantes que desejam cursar uma graduação a distância é referente ao diploma. No entanto, tanto o diploma conquistado na modalidade presencial quanto o da EaD possuem o mesmo valor e são reconhecidos da mesma forma. O Ministério da Educação não diferencia as duas modalidades de curso, portanto, ambos os certificados são iguais. O único cuidado que o estudante deve ter é em relação à instituição de ensino, escolhendo uma faculdade que seja reconhecida e avaliada pelo MEC

Corpo docente especializado e mesmo nível de aprendizado

Apesar de ser uma modalidade de ensino que vem conquistando cada vez mais adeptos, ainda é grande o número de pessoas que não compreende o projeto pedagógico dos cursos a distância. Um pensamento comum é o de que o ensino remoto seja menos eficiente do que o presencial e seu conteúdo não seja qualificado. Pensar dessa forma é um grande equívoco, pois os cursos a distância possuem um rigoroso plano pedagógico, tal e qual os desenvolvidos para os cursos presenciais, respeitando todas as exigências do Ministério da Educação.

O mesmo vale para o corpo docente, que é composto por professores qualificados e especialistas em suas áreas de atuação. Muitos dos docentes, inclusive, lecionam nas duas modalidades de ensino, o que comprova a qualidade de ambos os cursos. 

Leia mais: Como melhorar a produtividade no ensino a distância?

Agora que você já conhece todos os benefícios e as vantagens de aderir à graduação EaD, basta escolher o curso que mais se encaixa com o seu perfil e realizar a sua matrícula. Acesse a página do ensino a distância da Unochapecó e confira todos os destaques da modalidade.

comments powered by Disqus