Faculdade, Universidade e Centro Universitário

Qual a diferença entre as três instituições?

23/08/2019
Por: Bruna Gatto
O corpo docente, os cursos e as pesquisas e como cada instituição aplica esses conceitos fazem toda diferença. (Foto: Diogo Freitag)

Você já deve ter percebido que as denominações de faculdade, universidade e centro universitário normalmente são comentadas entre os estudantes, mas nem sempre sabemos suas relações e diferenças. As três instituições de ensino oferecem cursos de graduação, professores qualificados, assim como estruturas de acordo com as necessidades dos estudantes, com estúdios e laboratórios apropriados. Todas devem cumprir o que é exigido pelo Ministério da Educação (MEC), mas as universidades e os centros universitários possuem autonomia para criar cursos sem a autorização do ministério.

Nenhuma sai perdendo em qualidade de ensino. O que vai diferenciá-las é a oportunidade de fazer pós-graduação e a formação de mestres e doutores dentro do mesmo campus, ofertados apenas nas universidades e nos centros universitários. Outra característica que difere as três instituições e que poucos estudantes têm o conhecimento, são as oportunidades de pesquisa de iniciação científica e pesquisa avançada oferecidas em universidades e centros universitários, apenas não disponíveis nas faculdades.

A iniciação científica é realizada ao longo do processo de formação dos estudantes, em diferentes disciplinas, no decorrer de um curso de graduação e/ou paralela a este processo. Inclusive, pode ser financiada e ofertar bolsas de iniciação científica aos estudantes-pesquisadores.

Algumas dúvidas ainda podem surgir ao decorrer da graduação ou até mesmo antes de ingressar em uma, portanto vamos conhecer um pouco mais sobre as instituições e entender suas diferenças?

Universidade

As universidades são mais específicas quando se trata de cursos. Oferecem mais diversidades de escolhas e opções para os estudantes, mas não significa que sejam melhores que as faculdades ou os centros universitários. Dentro de uma universidade, há autonomia para ofertar novos cursos, presenciais e a distância, pós-graduação, mestrados e doutorados, sem necessariamente da autorização do MEC. Já as universidades federais precisam de aprovação do Congresso Nacional e são criadas apenas por lei.

Nas universidades o estudante pode graduar-se como bacharel em Direito, por exemplo, e depois se especializar em Direito por meio de uma pós-graduação, mestrado ou doutorado em qualquer área, sem precisar trocar de instituição.

Você sabe o que é e como funciona uma Universidade Comunitária? Entenda aqui.

Faculdade

A faculdade e a universidade andam juntas em aspectos essenciais para preservar e compartilhar conhecimentos com a comunidade.

Nas faculdades há cursos específicos de graduação, normalmente em áreas especializadas. Não é pensado em oferta de pós-graduação, mestrado ou doutorado, somente em cursos de graduação nas três modalidades de ensino oferecidas: Bacharelado, Tecnólogo ou Licenciatura.

Centro universitário

O centro universitário tem a estrutura do campus de acordo com a quantidade de cursos ofertados. Oferece tanto cursos de graduação quanto de especialização e, assim como nas universidades, o aluno poderá realizar uma pós-graduação, por exemplo, na mesma instituição que cursou a graduação, sem precisar procurar por outra.

As diferenças de um centro universitário para uma universidade são a disponibilidade de cursos de ensino oferecidos, sendo que os centros têm menor quantidade que as faculdades. Têm autonomia para criar cursos e outras oportunidades que podem ser oferecidas no decorrer da graduação ou no término, sem precisar da autorização do MEC.

Tem dúvidas do porquê fazer uma graduação? Clique aqui e confira as vantagens.

Escolheu a instituição errada?

De fato as três denominações possuem características semelhantes e você pode optar por uma delas de acordo com seus objetivos pessoais e definir seu futuro acadêmico. Nenhuma das instituições muda a forma de graduação ou qualidade de ensino e você pode ter a formação e reconhecimento na área que sempre sonhou. O que você precisa analisar são as opções oferecidas somente em algumas das instituições como, por exemplo, as pesquisas de iniciação científica e pesquisas avançadas presentes exclusivamente nas universidades e centros universitários.

A exigência das três instituições é que todos os professores sejam formados e especializados. Mas somente nas universidades e centros universitários o Stricto Sensu (mestrado e doutorado) é pré-requisito, que é a especialização dos professores como mestres e doutores em determinada área de conhecimento.

Se você escolheu por uma das instituições mas pretende mudar, sem problemas. Algumas matérias podem ser aproveitadas e você possui um diploma válido da mesma forma. Agora se você pretende especializar-se e cursar mestrado ou doutorado e está em uma faculdade, se liga na seguinte dica: você não precisa trocar de instituição. Após se formar você pode procurar uma universidade ou centro universitário e cursar a sua especialização.

Ficou com alguma dúvida ou tem curiosidade sobre as instituições? Deixe nos comentários que a gente responde =)