Ambiente colaborativo e interativo: entenda como são as aulas da pós na Uno

21/07/2021
Por: Unochapecó
Ambiente colaborativo e interativo: entenda como são as aulas da pós na Uno

Quando se pensa em um curso de pós-graduação, uma das coisas que vêm à mente é a interação e colaboração com colegas e professores. Os cursos de pós na Uno, presenciais ou digitais, garantem essa experiência aos alunos.

É sobre isso que vamos falar neste texto: como um ambiente colaborativo e interativo pode contribuir na aquisição do conhecimento e no desenvolvimento de novas habilidades.

Afinal, é próprio dos seres humanos buscarem se relacionar com outras pessoas e aproveitar essa interação para aprender e ensinar, independentemente de onde esse aprendizado possa ser aplicado.

Ou seja, o que aprendemos nesse contato com outros indivíduos, seja em uma pós-graduação, seja em um encontro com amigos, pode ser útil para questões pessoais, do dia a dia ou do trabalho.

Toda interação é uma oportunidade de melhorar algum aspecto da nossa vida. Imagina quando a interação contribui para dar um up na carreira? É isso que acontece com quem faz pós na Uno.

Interação nas diferentes modalidades de pós na Uno

Nos últimos anos, especialmente após o início da pandemia, modalidades de ensino não presenciais estão se tornando mais comuns.

Escolas regulares, cursos livres, instituições de ensino superior vêm buscando a cada dia novas possibilidades de promover o aprendizado e a formação de qualidade, mesmo sem poder juntar as pessoas na mesma sala.

A parte boa? Está dando certo!

Isso porque um dos processos mais importantes para a produção de conhecimento e a aquisição de novas competências é a interação e a colaboração entre os indivíduos envolvidos - e nos cursos de pós na Uno a tecnologia tem se mostrado muito eficiente nesse sentido.

Aulas on-line, síncronas ou assíncronas, estão cumprindo o papel que até pouco tempo era desempenhado pelos encontros presenciais, com hora marcada, em locais específicos.

Não se discute os benefícios de interagir com outras pessoas estando no mesmo ambiente. Mas há que se comemorar, por outro lado, a possibilidade de manter o fluxo mesmo diante de adversidades tão inesperadas quanto uma doença com alto índice de contágio como a Covid-19.

A tecnologia como mediadora da interação

Nos cursos de pós na Uno, recursos tecnológicos já são utilizados há bastante tempo, seja em sala de aula, para exposição de conteúdos ou realização de atividades, seja em laboratórios, onde acontecem as aulas práticas.

A diferença agora é a introdução de novas ferramentas, que possibilitem a colaboração e a interação dos alunos com seus pares e com os professores.

Entre essas ferramentas, está a plataforma de aprendizagem virtual por meio da qual são ofertados os cursos de pós na Uno na modalidade digital.

Além da função básica e essencial de acessar as aulas, os estudantes contam com funcionalidades para a interação com o corpo docente e a realização de projetos colaborativos com os colegas.

Assim, a experiência de aprendizagem da pós na Uno se mantém extremamente dinâmica, com intensa troca de conhecimentos entre estudantes e professores.

A plataforma dos cursos de pós na Uno também permite o acesso aos materiais de apoio - como apresentações utilizadas pelo professor durante as aulas e indicações de leituras complementares - e o envio das atividades extra realizadas pelos alunos, que incluem pesquisas, artigos, relatórios, compatíveis com a área da pós-graduação.

A interação nas aulas presenciais

Aos poucos, estão sendo normalizadas as aulas presenciais da pós na Uno para as turmas que estavam em andamento nessa modalidade antes do coronavírus se alastrar pelo mundo.

Além disso, os cursos de pós-graduação presenciais continuam sendo ofertados com a mesma qualidade que faz da Unochapecó uma das principais universidades do estado e a coloca entre as melhores do País, afinal, são mais de 50 anos dedicados ao ensino superior em toda a região Oeste de Santa Catarina.

Uma das razões para a manutenção da modalidade presencial é que há cursos que, pelas especificidades da área, ainda não podem ser realizados à distância.

Em alguns casos, adota-se o modelo híbrido, com as disciplinas teóricas ministradas a distância e as aulas práticas presenciais. Ou, ainda, divide-se a turma em dois grupos, para evitar muitas pessoas na mesma sala de aula ou laboratório, diminuindo os riscos de contágio.

Interação e colaboração em todas as modalidades

Há várias opções para quem quer fazer um curso de pós na Uno. E apesar das diferenças no modelo de oferta, em todas as turmas - presenciais ou digitais - garante-se a interação e a colaboração entre professores e estudantes.

Seja cara a cara, seja via chamadas de vídeo, a troca de conhecimentos vai acontecer e, consequentemente, novos saberes serão produzidos, novas habilidades serão adquiridas e as pessoas terão a oportunidade de ampliar as possibilidades de atuação profissional e melhorar o desempenho no trabalho.

Para além das competências relacionadas à carreira, a interação com outras pessoas, especialmente as que têm interesses em comum, pode despertar reflexões acerca de atitudes cotidianas, hábitos enraizados, que precisam mudar ou melhorar.

Assim, um curso de pós na Uno, presencial ou digital, é uma oportunidade de interagir com pessoas, colaborar para a produção de novos conhecimentos e desenvolver-se profissional e pessoalmente.

Conheças os cursos de pós na Uno

Se você está pensando em fazer uma pós-graduação, acesse nosso site e conheça os cursos com inscrições abertas. Temos opções nas modalidades presencial e digital, em diversas áreas do conhecimento.

E, caso você deseje alguma informação adicional sobre cursos de pós na Uno, é só nos chamar no WhatsApp. Nossa equipe está à sua disposição.