Entendendo o retorno de um curso de pós-graduação no seu currículo

Quem faz pós-graduação esperando só retorno financeiro, se surpreende com todos os benefícios que uma especialização agrega ao currículo e à vida.

01/06/2021
Por: Unochapecó
Quem faz pós-graduação esperando só retorno financeiro, se surpreende com todos os benefícios que uma especialização agrega ao currículo e à vida.

Quem faz pós-graduação esperando só retorno financeiro, se surpreende com todos os benefícios que uma especialização agrega ao currículo e à vida.

Muita gente ainda tem dúvidas sobre o valor de uma pós-graduação para a carreira profissional. Se você faz parte desse grupo, temos um recado para você:

“Uma pesquisa da Catho Educação apontou que cursos de qualificação, como graduação e pós-graduação, impactam diretamente no salário de um profissional. A pesquisa que considerou esses salários de acordo com níveis hierárquicos mostra, por exemplo, que profissionais com cargo de coordenação que possuem pós-graduação [...] podem aumentar seus salários em até 53,7% [...]”

Os dados, de 2018, servem para ressaltar a importância de um curso de pós-graduação para o currículo de profissionais das mais diversas áreas. Contudo, apesar de interessantes, não trazem nada de novo.

Há tempos já é senso comum que empresas de qualquer segmento oferecem salários melhores a profissionais com melhor qualificação, e um curso de especialização é uma das formas de dar um up na carreira, conquistar uma promoção e receber mais na nova função.

Mas os benefícios de um curso de pós-graduação não se restringem à recompensa financeira. Uma qualificação extra pode abrir portas para outros mercados e contribuir significativamente para a realização pessoal.

Quer entender melhor? Explicamos a seguir…

 

Vantagens da pós-graduação além do salário

 

É bem possível que para a maioria das pessoas a decisão de fazer um curso de pós-graduação baseia-se, essencialmente, na compensação financeira. Ou seja, o profissional opta por voltar à sala de aula - física ou digital - para ampliar seus conhecimentos, aplicá-los no trabalho e receber mais por essa entrega extra.

Mas, no meio do caminho descobrem outras vantagens que vêm no pacote, junto com a renda extra.

 

Formação continuada

 

Para aqueles que já concluíram a graduação ou mesmo alguma especialização há algum tempo, retomar o contato com artigos, livros e pessoas com interesses afins aos seus gera uma sensação de movimento, de não estar parado, vendo o tempo passar.

E por falar em tempo, ele passa muito rápido e o mundo muda na mesma velocidade.

Então, para não cair na rotina, ou até mesmo ficar desatualizado quanto às tendências e novidades da sua área de formação, um curso de pós-graduação se torna uma oportunidade muito interessante para se sentir em movimento outra vez, motivado a buscar novas soluções para os problemas ou capaz de ver as mesmas situações com um olhar diferente.

 

Relações interpessoais

 

Somos humanos, logo, salvo raras exceções, precisamos nos relacionar. E quando nos relacionamos com pessoas com as quais temos interesses em comum, um contribui para o aprendizado do outro.

E essas relações, especialmente as profissionais, também são impactadas a partir do momento que você inicia um curso de pós-graduação, porque conhece pessoas novas, que compartilham os mesmos dilemas no trabalho e com quem você se sentirá à vontade para dividir dúvidas e trocar conhecimentos.

Ainda, você terá a segurança de quem sabe o que está falando, seja com os colegas da pós-graduação, seja com os colegas de trabalho. E essa sensação de ser capaz faz muito bem para qualquer um.

 

Networking

 

Muito ligado às relações interpessoais, o networking vai um pouco além, conectando pessoas com os mesmos interesses, mas com a intenção de transformar esses interesses em comum em negócios, seja oferecendo uma oportunidade de trabalho melhor para o colega, seja no desenvolvimento de um novo projeto.

E com toda a tecnologia disponível no mercado, não importa se os novos contatos moram na mesma cidade ou do outro lado do país. Dependendo do tipo de negócio ou de relação, e-mails, mensagens e chamadas de vídeo aproximam todos os envolvidos.

Então, independentemente de a pós-graduação ser presencial ou digital, sua lista de contatos vai crescer, e junto com ela, vão aumentar também as oportunidades de trabalho, de promoção e, por que não, de explorar novos mercados.

 

Empreendedorismo

 

Há vários exemplos de profissionais que iniciaram um curso de pós-graduação buscando se qualificar para obter melhores salários e, no decorrer do processo, descobriram suas habilidades empreendedoras e mudaram a rota. 

Muitas vezes, o desejo de empreender é latente, mas falta aquele ‘empurrãozinho’ para a ‘virada de chave’, para fazer a coragem superar o medo de iniciar um novo percurso profissional.

No curso de pós-graduação, conhecendo novos conceitos, compartilhando experiências e se sentindo motivado a dar o próximo passo, o que era sonho se torna realidade.

 

Cursos de pós-graduação da Unochapecó

 

A Unochapecó é reconhecida por sua excelência em ensino, pesquisa e extensão e por seu compromisso com o desenvolvimento regional.

Assim, seus cursos de pós-graduação são baseados nas demandas do mercado, visando qualificar profissionais nas mais diversas áreas, para que melhorem sua performance nos cargos que ocupam ou busquem (ou criem, no caso de quem migra para o empreendedorismo) novas oportunidades de trabalho.

 

Modalidades de pós-graduação

 

Na Unochapecó, você encontra opções de cursos de pós-graduação nas modalidades presencial e digital

A qualidade dos conteúdos e o reconhecimento do diploma são exatamente iguais em qualquer modalidade. A única diferença está na flexibilidade que o modelo digital proporciona, já que o estudante define quando assistir as aulas, realizar as leituras complementares e fazer as atividades propostas.

Nos cursos de áreas afins, o corpo docente geralmente é o mesmo, tanto no presencial, quanto no digital. Mais uma garantia do comprometimento da universidade com a qualidade da formação.

 

Cursos de pós-graduação com inscrições abertas

 

Se você já decidiu fazer uma pós-graduação, neste link vai encontrar todos os cursos da Unochapecó com inscrições abertas. 

Na mesma página, você tem a opção de consultar, também, os cursos de pós-graduação em andamento, e registrar seu interesse para ser avisado sobre a abertura de novas turmas.

Outra opção é preencher o formulário (mais abaixo, na mesma página), indicando qual pós-graduação gostaria de cursar na Unochapecó. Caso o curso venha a ser ofertado, você será comunicado.

E se ainda assim tiver alguma dúvida sobre nossos cursos de pós-graduação, é só nos chamar para conversar.

comments powered by Disqus