Artigos científicos

Reconhecimento profissional, descobertas e informação para a sociedade

13/04/2021

É de entendimento geral que as universidades transmitem conhecimento, mas muito além da mera repetição de fórmulas e conceitos, é na universidade que o conhecimento é produzido. É por meio dos artigos científicos publicados  pelos estudantes da pós-graduação lato sensu e stricto sensu da Unochapecó que esse conhecimento é disseminado por meio de jornais e periódicos de referência nacional e internacional.

O que é um artigo científico?

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, em sua NBR 6022, atualizada em 2018: o artigo técnico ou científico é parte de uma publicação, com autoria declarada de natureza técnica e/ou científica. A função de um artigo é apresentar e discutir ideias, métodos, técnicas, processos e resultados das mais diversas áreas de conhecimento.

É por meio da publicação desses artigos que o conhecimento produzido é compartilhado e disseminado, a partir desse momento o trabalho do pesquisador se torna mais reconhecido e pode passar a ser usado como referência para outros pesquisadores.

Exemplificando a importância da exteriorização desse conhecimento produzido, na última edição do  Congresso Brasileiro de Custos, evento da Associação Brasileira de custos, tivemos dois trabalhos da Unochapecó premiados.

Para que serve um artigo científico?

Essa produção científica acentuada serve como força motriz para que outros pesquisadores desenvolvam suas teorias acerca dos artigos publicados, corroborem ou questionem, introduzam novas ideias e mantenham esse ecossistema de conhecimento ativo.

Essa produção de conhecimento pelo aluno da pós-graduação lato sensu e stricto sensu também é difundida por meio de revistas especializadas e outros canais de divulgação, alçando o nome do pesquisador e o tornando referência em determinados tópicos, esse reconhecimento profissional vai muito além da área acadêmica, refletindo na sua vida de egresso e impulsionando sua vida profissional.

E os benefícios para a sociedade?

É possível o conhecimento mudar o mundo, grande parte das pesquisas nasce para resolver um problema da sociedade e muitas vezes você nem faz ideia que esse problema existe. É através do olhar crítico do  pesquisador, que as nuances de cada questionamento são destrinchadas e novas descobertas são entregues à sociedade. A cada dia nos deparamos, mesmo sem perceber, com a aplicação prática de várias horas de pesquisas universitárias que antecipam problemas e soluções.

E aí? Quer fazer parte dessa força que muda o mundo? Na Unochapecó estamos sempre antenados com as mudanças no mundo, temos um portfólio completo de cursos de pós-graduação  pensados desde a sua concepção nas necessidades dos egressos e do mercado.  Conheça nossos cursos clicando aqui.