Medicamentos

Riscos da prescrição incorreta de medicação

17/03/2021
Uso incorreto e abuso de medicamentos pode trazer sérios riscos à saúde.

Evite riscos com o uso incorreto de medicamentos

 

Muito se fala sobre a importância da prescrição de medicamentos e dos riscos que eles podem trazer à vida do paciente quando utilizados de forma incorreta ou em excesso. Profissionais da saúde, como médicos e farmacêuticos, estão aptos a fazerem uma análise correta da situação – a chamada anamnese médica ou farmacêutica – e, assim, recomendar o melhor medicamento, bem como as orientações sobre a forma e o tempo adequado de uso. 

Antes de utilizar remédios por conta própria, é necessário que o paciente tenha consciência de que se trata do consumo de compostos químicos produzidos com o intuito de tratar dores ou doenças específicas – mesmo os analgésicos utilizados para simples dores de cabeça devem ser utilizados com moderação. Por isso, não se deve usá-los sem a orientação de um profissional, visto que em casos mais graves o uso indevido de determinados medicamentos pode levar até mesmo à morte. Utilizá-los de forma irracional oferece grandes riscos para a saúde, podendo agravar doenças, esconder sintomas que poderiam ser fundamentais para um diagnóstico preciso e seguro, além de perderem seu efeito devido ao uso incorreto anteriormente – este é o caso que resultou na necessidade de receita para a compra de antibióticos, por exemplo. 

Principalmente entre crianças, gestantes, lactantes, idosos e até mesmo entre os indivíduos com histórico de alergias, é essencial o acompanhamento de um profissional capacitado para a prescrição do medicamento. Essas pessoas podem apresentar peculiaridades que sugerem o uso de determinados remédios, enquanto outros podem causar efeitos adversos, mesmo quando se fala em medicamentos fitoterápicos e/ou homeopáticos. Por isso, toda atenção é fundamental e a ajuda de um profissional se faz necessária em qualquer situação. 

 

Descubra como uma pós-graduaçao pode fazer a diferença no seu currículo, clique aqui.

 

Prescrição farmacêutica: a importância de um profissional qualificado

 

Há alguns anos, farmacêuticos graduados podem atuar na prescrição de medicamentos em farmácias, atendendo ao público e realizando a anamnese farmacêutica quando solicitado. Para realizar sua função com responsabilidade, é importante que o profissional se especialize na área, potencializando seu conhecimento em prol da saúde da população. 

Na Unochapecó, a especialização em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição Farmacêutica é uma excelente opção para aqueles farmacêuticos que desejam atuar nesta área. O curso presencial tem duração de 15 meses e é dividido em 20 disciplinas que abordam temas específicos, tais como interpretação de exames laboratoriais, farmacoterapia dos sistemas cardiovascular, respiratório, neurológico, digestivo, entre outros, uso racional de medicamentos, além de clínica da dor e inflamação, pediatria e gerontologia. Ou seja, é um curso completo com o objetivo de formar profissionais capacitados, com um olhar amplo e especializado acerca da farmacologia clínica e terapêutica. 

 

Para saber mais sobre este tema, acesse a página do curso de especialização em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição Farmacêutica e veja mais informações!

comments powered by Disqus