Dietas plant based

Saiba mais sobre o conceito que vem ganhando destaque na área da Nutrição

30/09/2020
Por: Larissa Paludo
Crédito: Unsplash

Quando se fala em dietas vegetarianas ou com pouco consumo de proteína animal, é comum pensar na defesa dos animais como razão principal para retirar a carne do prato. Mas você sabia que os motivos vão muito além e podem estar relacionados a uma filosofia de vida saudável? 

Já ouviu falar na alimentação plant based? Movimento que vem ganhando adeptos em todo o mundo e se popularizando no Brasil, a dieta traz os vegetais como base da alimentação.

A abordagem não visa apenas reduzir o consumo de carnes, mas também de gorduras saturadas, presentes em queijos e laticínios, e de produtos industrializados com o objetivo de promover um ganho na qualidade de vida dos adeptos

 

Saiba mais sobre nutrientes que garantem a qualidade dos alimentos 

 

Benefícios

Conceito que vem sendo estudado, debatido e utilizado por nutricionistas, a plant based possui comprovação científica. De acordo com a Oxford School, o número de mortes, por ano, poderia ser reduzido em 8 milhões, caso o mundo todo adotasse esta dieta. 

O estudo também mostrou que a alimentação plant based diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e até Alzheimer. 

Separamos alguns outros benefícios relacionados à dieta:

  • Melhora no sistema digestivo, em especial o funcionamento intestinal
  • Melhora no sistema imunológico 
  • O consumo de vegetais e fibras aumenta a sensação de saciedade, equilibrando a quantidade e impulsionando a qualidade alimentar
  • Previne alguns tipos de câncer, além de outros benefícios à saúde
  • Se, incorporada junto de exercícios físicos, pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, reduzir níveis de estresse e promover o bem-estar físico e mental.

 

Bom para o planeta

A pesquisa da Oxford também afirma que a dieta plant based é sustentável, já que promove uma economia de água e reduz impactos sociais relacionados à produção alimentícia. 

 

Conhecimento interligado

No curso de Nutrição da Unochapecó, além da abordagem plant based ser debatida e estudada, o movimento é analisado em relação a outros conteúdos e aspectos da vida do paciente. Promover um conhecimento interligado é um diferencial da nossa universidade. 

Ficou interessado? Clique aqui e saiba mais sobre a graduação em Nutrição. 

 

comments powered by Disqus