Building Information Modeling

Um novo conceito para projetos e construções

25/09/2020
Por: Alessandra Dias

A busca por novas tecnologias para área da Engenharia Civil e Arquitetura levantou várias discussões para chegar ao termo conhecido por BIM, que pode ser traduzido como “modelagem de informações da construção”. Você já pensou em trabalhar com Building Information Modeling? Apesar deste assunto ser bastante comentado entre especialistas atualmente, muitos ainda não conhecem essa metodologia. 

 

Um pouco de história

 

Em 1974 Charles Eastman, junto com sua equipe, criou o termo BDS - Building Description System -, e em 1986 foi registrado pela primeira vez o uso do termo Building Modeling em um artigo de Robert Aish. O estudo aborda questões sobre modelagem tridimensional, banco de dados e fases da construção. Somente em 1992 foi oficializado o termo “BIM”, também em um artigo, pelos professores G.A van Nederveen e F. Tolman. 

Diante desse contexto, sentiu-se necessidade de ter informações relevantes no projeto, além do desenho, sobre as características das obras, como suas fases, lista de materiais e processos de construção.

 

Que tal saber um pouco sobre especialização em MBA? Clique aqui e saiba como funciona. 

 

Software BIM

 

Um software BIM trabalha com a criação de modelos 3D, mas não é só isso. A tecnologia parte da ideia de integrar e compartilhar dados sobre todas as etapas de um projeto, isso quer dizer que você não vai somente visualizar a maquete digital da obra, mas também informações detalhadas sobre empreendimento, sua estrutura, funcionamento e seus objetos. 

Aqui na Uno, você encontra pós-graduação em BIM com acesso ao moderno software na superestrutura de laboratórios da Universidade, assim você vai poder trabalhar com a criação de modelos 3D.

 

Para além de um Software

 

Além de um software, BIM é também um novo conceito para projetos de obras e construções, principalmente relacionado à elaboração de projetos colaborativos, inclusão de dados e à fidelidade das representações digitais, assim, ele pode ser utilizado em todas as etapas, desde o estudo de viabilidade, orçamento do projeto até a operação do edifício. 

Com todas essas informações fica mais fácil identificar possíveis interferências, fazer simulações financeiras e, assim, tomar decisões de forma mais precisa na hora de executar os projetos.

 

E aí? Ficou interessado em trabalhar com o BIM? Quer iniciar a especialização? Comenta aí embaixo ;)

comments powered by Disqus