Por que fazer um curso de especialização?

Uma dúvida bem comum entre pessoas recém-formadas é por que fazer um curso de especialização.

10/12/2021
Por: Unochapecó
Por que fazer um curso de especialização?

Uma dúvida bem comum entre pessoas recém-formadas é por que fazer um curso de especialização.

Partindo de respostas muito óbvias, como aprender mais e ter mais chances de crescer profissionalmente, neste post vamos abordar outros motivos pelos quais vale a pena investir em uma especialização.

Então, se você ainda pensa que pós-graduação só é negócio para quem quer se dedicar à docência ou conseguir um salário melhor, continue lendo este artigo e nos dê a chance de mostrar outras vantagens.

 

Curso de especialização para aprender mais

Esse item está entre as respostas óbvias que já mencionamos.  O simples fato de se chamar ‘curso de especialização’ implica que você vai aprender mais sobre um nicho específico da sua área de formação, ou seja, ampliar seus conhecimentos a ponto de se tornar um especialista naquele assunto.

Posso fazer uma pós-graduação em uma área diferente da minha formação?

Pode! Mas essa decisão precisa ser tomada com base em alguns fatores práticos:

  • a área da pós tem alguma relação com sua graduação ou formação anterior?
  • se seu objetivo com a pós é profissional, fazer um curso em uma área diferente vai agregar valor ao seu desempenho na carreira?

Há muitos cursos de pós-graduação em áreas generalistas, como gestão de pessoas ou administração de empresas. Esses cursos podem ser frequentados por profissionais graduados em diferentes áreas e, ainda assim, podem ser úteis para a realização de atividades do dia a dia, facilitando desde o relacionamento interpessoal até a gestão de recursos financeiros.

 

Curso de especialização para crescer profissionalmente

Muito ligado com o item anterior, e também já mencionado no início do texto, esse é um dos principais motivos que levam pessoas a buscarem um curso de especialização.

Afinal, parece muito lógico que, tendo mais conhecimento sobre determinado assunto, é possível entregar melhores resultados. Consequentemente, isso pode levar a uma promoção ou até mesmo a uma recolocação no mercado.

Então, sim, fazer uma especialização é um dos caminhos para o reconhecimento profissional e o crescimento na carreira.

O simples interesse de um profissional em cursar uma pós-graduação já é uma demonstração do seu comprometimento com o trabalho e com a empresa. Essa atitude, via de regra, é bem-vista e muito apoiada por gestores com visão de negócio.

 

Saindo do óbvio: outros benefícios de um curso de especialização

Pois bem... Até aqui, (quase) nenhuma novidade!

Mas a verdade é que os benefícios de uma pós-graduação vão um pouco além do óbvio. Quer ver?

 

Desenvolvimento pessoal

Há quem diga que o desenvolvimento pessoal e profissional andam de mãos dadas. E há certa razão nisso. É difícil ser um bom profissional sem ter a habilidade de se relacionar bem com as pessoas.

Mas existem sim, excelentes profissionais que, por conta da sua personalidade ou da atividade que desempenham, não são capazes de interagir com os colegas, não trabalham bem em equipe, centralizam as tarefas... Enfim, têm dificuldades de relacionamento.

E, nesses casos, um curso de especialização pode ajudar com essas questões também.

No dia a dia de trabalho, os colegas já conhecem (e até entendem) o perfil desse profissional que ‘não se mistura’.

Mas, com um grupo diferente, como a turma da pós, além de se envolver nas atividades, sejam trabalhos em grupo, sejam seminários, ele também vai se sentir desafiado a participar mais, tanto para otimizar seu aprendizado quanto para contribuir com os colegas de aula caso tenha alguma experiência ou conhecimento relevante a compartilhar.

Assim, ao mesmo tempo em que aprende mais sobre o tema proposto pelo curso, também se desenvolve como pessoa, perdendo a vergonha ou o medo de interagir, se dispondo a ouvir a opinião dos outros e, também, a dar feedbacks quando concordar ou discordar dessas opiniões.

 

Networking

Um curso de especialização também é um dos caminhos mais eficientes para ampliar o networking. É uma oportunidade de sair do seu ‘mundinho’ (leia-se empresa, colegas, gestores) e conviver com pessoas diferentes, mas que, ainda assim, têm interesses similares aos seus.

Nesse grupo é possível falar dos mesmos assuntos que fazem parte da sua rotina, analisando-os por uma perspectiva diferente, a partir de outras experiências, de outros olhares...

Pode ser até que encontre pessoas que enfrentam as mesmas dificuldades que você, e que, sozinhos, nem você nem essas pessoas consigam encontrar uma saída. Mas, juntos, discutindo outros ângulos do mesmo problema, possam vislumbrar uma solução.

Além disso, esses contatos podem ser úteis no futuro, quando você estiver buscando uma nova oportunidade de trabalho ou mesmo um profissional qualificado para compor a sua equipe.

 

Maior contribuição à empresa

Qualquer dos itens acima será um diferencial para seu desempenho profissional.

Tendo mais conhecimento, terá mais facilidade para encaminhar as demandas.

Se você for o responsável por elas, vai fazer entregas melhores em menos tempo. Mas se você for atribuir alguém para assumi-las, vai saber avaliar quem é mais adequado para a realização de cada tarefa, quanto tempo e quantas pessoas são necessárias para executá-la, por exemplo.

Tudo isso contribui para otimização de tempo e recursos – humanos e financeiros – e melhora os resultados da empresa, seja em lucratividade, seja em satisfação de clientes, fornecedores, colaboradores...

Com esse desempenho acima da média, o reconhecimento é consequência. Logo, a tendência é que você cresça profissionalmente e receba uma melhor compensação financeira por isso. Em outras palavras, vai ter um salário melhor.

Obviamente, ao subir degraus na hierarquia da empresa, também vai ter mais responsabilidades, que geralmente envolvem gerir pessoas, e aí entra o desenvolvimento pessoal – habilidades essenciais para trabalhar em equipe, dar e receber feedbacks, avaliar perfis e decidir pela contratação ou desligamento de colaboradores.

E, nesses momentos, um bom networking pode fazer toda a diferença.

Muitos líderes e gestores têm dificuldade em contratar bons profissionais para seus times. E as indicações de pessoas conhecidas – como os contatos que entraram para a listinha de networking durante a especialização – podem ser muito úteis nessa hora.

 

Curso de especialização para inovar e empreender

Deixamos esse item para o final não por ser menos importante, mas porque merece destaque.

Até aqui falamos bastante em como um curso de especialização contribui para o desenvolvimento profissional e pessoal e quanto isso contribui para melhorar seu desempenho trabalhando para outras pessoas.

Mas, uma opção que também surge a partir de uma pós-graduação é investir nas suas próprias ideias, iniciar ou expandir seu próprio negócio.

Sim, fazer uma especialização abre muitas possibilidades de inovar e empreender, por tudo que já mencionamos.

Só para retomar, até aqui falamos que um curso de especialização contribuir para:

  • ampliação dos seus conhecimentos em uma área específica;
  • aumento dos seus rendimentos;
  • melhora do seu desenvolvimento pessoal;
  • criação/expansão do seu networking;
  • qualificação do seu trabalho para contribuir mais com a empresa.

Agora, veja todos esses itens e imagine-os sendo aplicados no seu negócio.

Se o seu sonho é seguir carreira em uma empresa ou organização, uma especialização vai ajudar. Mas se você pensa em investir nas suas ideias e ter sua renda a partir de um negócio próprio, uma especialização também vai ajudar. 

Ou seja... Não importam quais sejam suas ambições profissionais. Fazer um curso de especialização só tem a contribuir para o seu crescimento pessoal, profissional e financeiro.

Para conhecer nossas opções de cursos de pós-graduação nas modalidades presencial e digital, acesse nosso site ou entre em contato pelo WhatsApp. Será um prazer acompanhá-lo nessa jornada.

comments powered by Disqus