Como se manter atualizado no mercado atual?

Você sabe que precisa, mas nem sempre sabe como se manter atualizado na sua área de atuação?

15/12/2021
Por: Unochapecó
Você sabe que precisa, mas nem sempre sabe como se manter atualizado na sua área de atuação?

Você sabe que precisa, mas nem sempre sabe como se manter atualizado na sua área de atuação?

Bem, a verdade é que, por conta da velocidade com que as coisas evoluem ultimamente, isso não é uma tarefa das mais simples.

Outra verdade, porém, é que não há outro jeito: ou você se mantém atualizado ou vai ficar para trás. 

Mas não se desespere!

Nós separamos algumas dicas sobre como se manter atualizado em um cenário que está em constante transformação e vamos compartilhá-las com você neste artigo.

Sabemos que pode ser desafiador, mas está longe de ser impossível, ok?

Então, vamos às dicas. Depois de ler, veja quais se adaptam melhor à sua rotina e têm maior potencial de contribuir para você se manter atualizado profissionalmente.

E, se pudermos ajudar, é só nos chamar para conversar! :)

 

Cursos rápidos: conheça novas ferramentas e tendências

Quando se fala em se manter atualizado no mercado de trabalho, o que vem à mente, no primeiro momento, são cursos de pós-graduação, com carga horária maior e que geralmente envolvem o desenvolvimento de um artigo ou monografia para obtenção do certificado de conclusão.

E, sim, esses cursos são uma excelente opção para aprender mais sobre sua profissão, se aprofundar em uma área de seu interesse e melhorar seu desempenho no trabalho.

Por isso, falaremos deles mais adiante!

Agora, vamos ver algumas vantagens dos cursos rápidos ou de curta duração para você se manter atualizado.

1 - São rápidos

Ou seja, é mais fácil encaixá-los na agenda, que geralmente tem poucos horários disponíveis. Sabendo a duração, você consegue se programar para assistir às aulas, no caso de cursos on-line, ou ler o conteúdo no horário de trabalho. Considerando que são informações e conhecimentos que vão melhorar suas habilidades em alguma tarefa profissional, não há problema em fazer isso durante o expediente, certo? Mas, se preferir, dá para se organizar e acordar um pouco mais cedo ou ir para cama um pouco mais tarde e incluir alguns minutos de estudo todos os dias.

2 - A variedade é grande

Por serem cursos de curta duração, é possível fazer vários e em diferentes áreas de interesse para aprender a usar uma nova ferramenta, por exemplo, ou mesmo uma funcionalidade de uma ferramenta ou sistema informatizado que você já utiliza. Essa nova habilidade poderá agilizar seu trabalho. E, quando falamos em fazer vários, a intenção não é que você se sobrecarregue, mas vá fazendo aos poucos, um depois do outro. Assim, você segue o seu cronograma de estudos já definido e aproveita para se manter atualizado.

3 - Há muitas opções gratuitas

Isso pode até ser estratégia de marketing da pessoa ou empresa que está oferecendo o curso, mas se você vai aprender algo que pode contribuir para você se manter atualizado, a intenção de quem faz a oferta não é o mais importante. Então, aproveite o conteúdo gratuito disponibilizado nas redes sociais ou outro canal de comunicação e, depois, se houver interesse em se aprofundar mais, adquira a versão paga ou busque outros cursos sobre o assunto. 

4 - Menos teoria, mais prática

Como não se estendem muito, esses cursos focam bastante na parte prática, são tutoriais ou passo a passo de algum método, ferramenta ou aplicativo que você pode utilizar em seguida, aplicando os novos conhecimentos no seu dia a dia e testando os resultados. E nada melhor do que a prática para consolidar o aprendizado. Concorda?

Para conhecer algumas opções de cursos rápidos e como acessá-los, continue a leitura. Vamos retomar esse assunto mais adiante.

 

Cursos de idiomas: um mundo de possibilidades

Aprender nunca é demais! Mesmo sendo um clichê, essa é uma grande verdade. E, nesse mundo on-line, totalmente globalizado, conhecer – ainda que sem se aprofundar muito – outro idioma também contribui para se manter atualizado.

Vamos lá…

Temos muita coisa boa no que se refere à tecnologia sendo desenvolvida no Brasil. Porém, há outro tanto de coisas sendo produzidas fora daqui. Muitas vezes, essas soluções não são traduzidas – ou acessá-las em português pode ser mais demorado e mais caro também.

Nesse contexto,  e por vários outros motivos, não há dúvidas de que o inglês seria a primeira opção de idioma estrangeiro para se aprender. Por outro lado, por conta do nosso relacionamento com países vizinhos, o espanhol também é bem importante para profissionais brasileiros. 

Depois vêm outros idiomas, mais relevantes em determinados nichos de mercado, mas igualmente importantes como alternativa para se manter atualizado, considerando que ampliam as possibilidades de conhecer e acessar soluções diferentes das desenvolvidas aqui, bem como de explorar novos mercados.

Continue a leitura e veja uma forma de ter acesso a cursos de diversos idiomas sem precisar pagar por eles.

 

Cursos de pós-graduação: excelente opção para se manter atualizado

Todo profissional que pensa em se manter atualizado no seu campo de atuação já cogitou fazer uma pós-graduação. 

Se decidiu fazer, tomou uma decisão muito acertada.

Cursos de especialização são uma excelente opção para aprender mais sobre sua profissão, ou uma área mais específica dela, e contribuem para você se manter atualizado, já que as disciplinas são elaboradas para acompanhar as necessidades do mercado e, até mesmo, prever as principais tendências.

Ou seja, uma pós-graduação abre as portas para um contexto novo no cenário profissional, abordando teorias e técnicas que facilitam a execução de processos, agilizam o trabalho e garantem melhores resultados. 

Além do aprendizado acadêmico, propriamente dito, durante a especialização o aluno entra em contato com muitos profissionais – que são os colegas e os professores –, é apresentado a novas ideias e passa a ver outras possibilidades para a empresa em que atua ou para a própria carreira.

Os benefícios são inúmeros e incluem, também, a ampliação do network, que pode trazer boas oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento pessoal.

Assim, se o seu desejo é se manter atualizado para melhorar suas entregas no âmbito profissional, fazer uma pós-graduação é o melhor caminho.

 

A Unochapecó ajuda você a se manter atualizado

Com mais de 50 anos de atuação no ensino superior e muito comprometida com o desenvolvimento regional, a Unochapecó participa ativamente da formação e qualificação de inúmeros profissionais.

Além dos cursos de graduação, essenciais para iniciar uma carreira profissional, a Uno oferece cursos de pós-graduação em diferentes áreas nas modalidades digital e presencial, bem como cursos de curta duração, gratuitos e pagos, ministrados por professores e parceiros, sobre os mais diversos temas. 

Ainda, como bônus para os alunos de pós, a Uno disponibiliza acesso gratuito à plataforma Altissia, por meio da qual é possível estudar mais de 20 idiomas.

Dessa forma, a Unochapecó acompanha toda sua trajetória e ajuda você a se manter atualizado no mercado de trabalho, se desenvolver profissionalmente e se tornar uma referência na sua área de atuação.

Para mais informações sobre cursos de pós-graduação, acesse nosso site

Se quiser conhecer nossos cursos de curta duração, é só clicar aqui e filtrar sua busca por área de interesse, cursos gratuitos ou pagos e com ou sem certificação.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com pelo WhatsApp. Estamos à disposição para ajudá-lo. 

comments powered by Disqus