Abertas as inscrições para bolsas de estudo para 2016 na Uno

Educação

Qualquer estudante que queira concorrer a uma bolsa de estudo deve ficar atento às modalidades e exigências para se inscrever no processo de seleção. As bolsas vão de 25% do valor da mensalidade até 100%.

Para concorrer ao benefício os estudantes precisam cumprir com os requisitos de inscrição, conforme editais de seleção disponíveis em www.unochapeco.edu.br/bolsas. Mesmo havendo vários editais e fontes de recurso, o processo de bolsa é unificado, ou seja, o estudante deve realizar apenas uma inscrição e entregar uma única vez a documentação, concorrendo assim, a todas as modalidades disponíveis, conforme cumprimento dos critérios de inscrição.

E para os estudantes que ainda não possuem bolsa de estudo, o processo consiste das seguintes etapas: Ler atentamente os editais, preencher o formulário eletrônico da Unochapecó de solicitação de bolsa, no endereço Minha Uno, e preencher o formulário eletrônico do Uniedu, ambos até o dia 26/02/2016. Em seguida, o estudante deve entregar toda a documentação solicitada nos editais, acompanhado do formulário de inscrição da universidade e cópia do cadastro do Uniedu na Central de Soluções (SOL) entre os dias 23 a 26 de fevereiro de 2016.

Importante destacar que todos os novos estudantes e os veteranos devem realizar o processo de bolsa de estudo, exceto os estudantes que foram beneficiados pelos Editais de bolsas contínuas em semestres anteriores. Contudo, os selecionados em 2015 devem obrigatoriamente realizar o processo.

A seleção dos beneficiados privilegia estudantes com os menores índices de carência, conforme dados socioeconômicos preenchidos no formulário e comprovados pelos documentos. Por isso, é indispensável que o estudante, ao se inscrever, preencha as informações de forma correta e verdadeira. Uma dica importante é que todos os estudantes que queiram se inscrever para concorrer às bolsas, tanto estaduais quanto federais, devam estar inscritos também no Uniedu.

Resultado

A lista dos estudantes com documentos homologados será divulgada no dia 28/03/2016. Já o resultado final será publicado no dia 12/04/2016. Posteriormente, é preciso observar se o nome consta na(s) lista(s) de contemplados. Se contemplado, o estudante precisará assinar a lista de recebimento do benefício na Secretaria do Curso em que está matriculado nas datas publicadas.

Transparência

Diante de seu compromisso com a aplicação de recursos públicos em bolsas de estudo para seus acadêmicos, a Unochapecó realiza a cada semestre, após o processo de concessão, procedimentos de averiguação para identificar irregularidades e fraudes no recebimento do benefício. As perícias são realizadas de acordo com problemas detectados na inscrição e também denúncias, que podem ser feitas por qualquer pessoa, de forma sigilosa, através do e-mail atento@unochapeco.edu.br e também neste link. A constatação de irregularidades pode levar ao cancelamento da bolsa e devolução do benefício, além do estudante permanecer por dois anos sem poder concorrer à bolsas.

Cadastro UNIEDU

Os estudantes que já possuem bolsa de estudo do Artigo 170 e Artigo 171 do Estado de Santa Catarina, ou que queiram se candidatar a futuros editais (estudo, pesquisa ou extensão com recursos do Estado) devem, obrigatoriamente, se cadastrar ou atualizar os dados no site do Uniedu.

Manutenção de Bolsa de Estudo Integral e Parcial

Os estudantes beneficiados com bolsa de estudo integral nos primeiros semestres dos anos anteriores, devem acessar a Portaria 237/Vice-Adm/2015 para verificar os procedimentos necessários à manutenção da bolsa de estudo.

Já os estudantes beneficiados com bolsa de estudo parcial contínua, enquadrados na Portaria 238/Vice-Adm/2015, também devem observar a mesma para manutenção da sua bolsa. Quanto aos beneficiados nos segundos semestres, também com bolsas contínuas, devem cumprir com os requisitos de manutenção do Edital de seleção para manter o benefício.

Para mais informações o estudante pode buscar atendimento presencial no Atento (bloco E), no SOL,  pelos telefones 3321-8252/8059 e pelo e-mail atento@unochapeco.edu.br.

Bolsas de estudo
bolsas