Atenção! Abertas as inscrições para bolsas de estudo na Unochapecó

Educação

Qualquer estudante que queira concorrer a uma bolsa de estudo deve ficar atento às modalidades e exigências para se inscrever no processo de seleção. As bolsas vão de 100% do valor da mensalidade até 25%.

Para concorrer ao benefício os estudantes precisam cumprir com os requisitos de inscrição, conforme editais de seleção disponíveis em: www.unochapeco.edu.br/bolsas. Mesmo havendo vários editais e fontes de recurso, o processo de bolsa é unificado, ou seja, o estudante deve realizar apenas uma inscrição e entregar uma única vez a documentação, concorrendo assim, a todas as modalidades disponíveis.

Como explica a assistente social da Divisão de Apoio aos Estudantes (Atento), Fabiane Roman, para os estudantes que ainda não possuem bolsa de estudo, o processo consiste das seguintes etapas: Ler atentamente os editais, preencher o formulário eletrônico da Unochapecó de solicitação de bolsa, no endereço Minha Uno, e preencher o formulário eletrônico do Uniedu, ambos até o dia 24/02/2015. Em seguida, o estudante deve entregar a documentação solicitada nos editais (Edital 442, Edital 443, Edital 444, Edital 445), acompanhado do formulário de inscrição da universidade e cópia do cadastro do Uniedu na Central de Soluções (SOL) entre os dias 19 a 24 de fevereiro de 2015.

A seleção dos beneficiados privilegia estudantes com os menores índices de carência, conforme dados socioeconômicos preenchidos no formulário e comprovados pelos documentos. Por isso, é indispensável que o estudante, ao se inscrever, preencha as informações de forma correta e verdadeira.

Uma dica importante é que todos os estudantes que queiram se inscrever para concorrer às bolsas, tanto estaduais quanto federais, devam estar inscritos também no Uniedu.

Resultado

A lista dos estudantes com documentos homologados será divulgada no dia 24/03/2015. Se houver alguma pendência, os documentos que faltam devem ser entregues entre os dias 25 a 27 de março de 2015. Já o resultado final será publicado no dia 10/04/2015. Posteriormente, é preciso observar se o nome consta na(s) lista(s) de contemplados. Se contemplado, o aluno precisará assinar a lista de recebimento do benefício na Secretaria do Curso em que está matriculado nas datas publicadas.

Transparência

Diante de seu compromisso com a aplicação de recursos públicos em bolsas de estudo para seus alunos, a Unochapecó realiza a cada semestre, após o processo de concessão, procedimentos de averiguação para identificar irregularidades e fraudes no recebimento do benefício. As perícias são realizadas de acordo com problemas detectados na inscrição e também denúncias, que podem ser feitas por qualquer pessoa, de forma sigilosa, através do e-mail atento@unochapeco.edu.br e também neste link. A constatação de irregularidades pode levar ao cancelamento da bolsa e devolução do benefício, além do estudante permanecer por dois anos sem poder concorrer à bolsas.

Quem já possui bolsa

Os estudantes que já possuem bolsa de estudo do Artigo 170 do Estado de Santa Catarina, ou que queiram se candidatar a futuros editais devem, obrigatoriamente, se cadastrar ou atualizar os dados no site do Uniedu até o dia 13 de março.

Os estudantes selecionados no primeiro semestre dos anos anteriores, com bolsa de estudo contínua, com recursos do Art. 170 ou decorrentes da condição de Entidade Beneficente de Assistência Social (Lei Federal) devem ficar atentos a necessidade de entrega do Termo de Composição de Renda, conforme Portarias de Manutenção 315 (manutenção das bolsas integrais) e 316 (manutenção bolsas parciais).

Aos selecionados nos segundos semestres do ano, também com bolsa contínua, serão verificados os critérios de manutenção específicos previstos nos editais de seleção e Portarias de Manutenção. Para mais informações o estudante pode buscar atendimento presencial no SOL ou no Atento, ou pelos telefones 3321-8252/8059 e pelo e-mail atento@unochapeco.edu.br.

Todos os estudantes beneficiados com bolsa parcial em 2014/2 (que se inscreveram naquele semestre), devem se inscrever novamente, uma vez que as bolsas naquele semestre não eram permanentes. Confira os detalhes na Portaria 316 e também na Portaria 315, para quem possui bolsa integral.

Universidade
Portaria