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Extensão

Brinquedoteca Indígena

Descrição

O projeto de extensão Brinquedoteca Itinerante Indígena representa uma das ações do Programa Experiências do Brincar, com o objetivo de possibilitar um espaço lúdico e educativo, incentivando a brincadeira nas comunidades indígenas como forma de construção e desenvolvimento da imaginação, criação, fantasia e das relações interpessoais de crianças indígenas, na ressignificação do brincar. As ações acontecerão nas escolas: Escola Indígena Fen´no e Escola Indígena Sape Ty Kó, localizadas em Chapecó, nos turnos matutino e vespertino, uma vez por mês em cada comunidade e escola, com o objetivo de atender as crianças da escola e da região em que as comunidades indígenas estão presentes. O brincar, portanto, é o objeto de intervenção da Brinquedoteca. As ações serão desenvolvidas com crianças entre 3 e 12 anos de escolas estaduais, municipais e Centros de Educação Infantil do município de Chapecó, onde as comunidades indígenas estão localizadas e o curso de Licenciatura Intercultural Indígena tem seus estudantes. O atendimento a comunidade ocorrerá nas terças e quintas feiras nos turnos matutino e vespertino, nas escolas em que o projeto será executado. A comunidade da Terra Indígena Toldo Chimbangue – localiza-se na cidade de Chapecó, a Escola de Educação Básica Fen´no, atende alunos do ensino fundamental. Na comunidade também há um CEIM que atende crianças da educação infantil e que será também público do projeto. Na aldeia Conda as atividades acontecerão na Escola de Educação Básica Indígena Sape Ty Kó, localizada em Chapecó, atende alunos do ensino fundamental, cerca de 100 crianças. As atividades desenvolvidas prevêem a contação de histórias, música, jogos, produção de brinquedos, brincadeiras livres e dirigidas na ressiginificação da cultura indígena nessas comunidades, bem como a realização de pesquisa sobre o brincar na cultura Kaingang. Percebemos que o Projeto da Brinquedoteca, além de desvincular o brinquedo do seu aspecto de posse e consumo, também desperta nos sujeitos o sentido de responsabilidade coletiva. Aprende-se que um brinquedo pode pertencer a muitas pessoas, que é necessário separar-se dele para que outras pessoas também possam brincar e que ele não deve ser destruído. Assim, tanto a utilização coletiva dos brinquedos como a brincadeira em grupo, servem como preparação para a vida em sociedade. O espaço da Brinquedoteca é de extrema importância para seus usuários, pois, é um espaço onde o brincar está presente em todos os momentos, possibilitando dialogar, propor, intervir, dividir e agir no meio, sob o princípio do cuidado com o outro. A brinquedoteca (espaço) será itinerante, nesse sentido os bolsistas estarão desenvolvendo suas ações por meio do brincar em salas de aula, ginásios, áreas cobertas, quadras, pátio escolar, entendendo que o brincar pode acontecer em vários espaços e em diferentes contextos que não somente em uma sala denominada brinquedoteca.

Relevância

Possibilitar um espaço lúdico e educativo, incentivando a brincadeira como forma de construção e desenvolvimento da imaginação, criação, fantasia e das relações interpessoais no grupo.

Equipe

Nome Atividade
Circe Mara Marques Coordenador de Projeto
Suzi Laura da Cunha Coordenador de Projeto