Webmail
Menu Busca
Extensão

Brinquedoteca Oncológica do hospital da criança de Chapecó: humanização da hospitalização e do tratamento oncológico infantil

Descrição

A hospitalização é caracterizada por tempos e espaços que impactam profundamente o sujeito do processo saúde-doença. Muitas vezes, o espaço hospitalar é percebido como ambiente ameaçador, no qual protocolos rigorosos e procedimentos dolorosos são necessários.Tratando-se de crianças e em tratamento oncológico, a experiência pode ser potencialmente traumática e estressante, resultante de conflitos, insegurança, ansiedade, medo e de seu afastamento, mesmo que momentâneo, da vida cotidiana, o que a coloca em situação de vulnerabilidade. Diante disso, propõe-se o projeto BRINQUEDOTECA ONCOLÓGICA DO HOSPITAL DA CRIANÇA DE CHAPECÓ: humanização da hospitalização e do tratamento oncológico infantil. O mesmo estará vinculado ao Programa de atenção e cuidado à criança e ao adolescente “Sorriso para a vida” e articulado às ações implementadas pelo mesmo na referida instituição hospitalar. Tem como objetivo possibilitar a humanização do tempo e espaço da hospitalização e do tratamento oncológico infantil na Brinquedoteca Oncológica do Hospital da Criança Augusta Muller Bohner em Chapecó (SC), com redução de risco biológico para os pacientes, familiares, acompanhantes e profissionais de saúde.As atividades serão implementadas por discentes bolsistas e voluntários, sob orientação docente. As atividades lúdicas estarão ao encargo do curso de Educação Física contemplarão os seguintes temas: Conhecimento e controle corporal; Atividades Rítmicas e Expressivas e Jogos/Brincadeiras. As atividades relacionadas à redução do risco infecção cruzada, com transmissão de micro-organismos, ficarão sob responsabilidade de docentes, bolsistas e voluntários do Curso de Farmácia e terão por objetivo avaliar a contaminação dos brinquedos, identificar o agente químico e a qual a técnica de desinfecção com melhor eficácia de redução da carga microbiana dos brinquedos, no contexto da brinquedoteca do Hospital da Criança. Espera-se que as atividades a serem ofertadas na Brinquedoteca Oncológica possam ressignificar as pessoas, os espaços e os tempos da hospitalização e do tratamento oncológico infantil; potencializar as ações de humanização que já vêm sendo realizadas pelo HC, por intermédio de ações lúdicas e adoção de boas práticas em saúde; qualificar o processo de formação acadêmica; fortalecer o caráter de universidade comunitária ao possibilitar o acesso e a troca dos conhecimentos disponíveis na universidade ao conjunto mais amplo possível de segmentos sociais e culturais e propor e adotar uma proposta operacional padrão (POP) para o uso de brinquedos e equipamentos de forma adequada a uma brinquedoteca hospitalar, minimizando as possibilidades de infecção hospitalar.

Relevância

Objetivo:
Possibilitar a humanização do tempo e espaço da hospitalização e do tratamento oncológico infantil na Brinquedoteca Oncológica do Hospital da Criança Augusta Muller Bohner em Chapecó (SC), com redução de risco biológico para os pacientes, familiares, acompanhantes e profissionais de saúde.

Equipe

Nome Atividade
Marinez Amabile Antoniolli Coordenador de Projeto