Argentinos conhecem a Unochapecó e o Ceom

Cultura

Na tarde dessa quarta-feira (18), a Unochapecó recebeu a visita de um grupo de Argentinos que conheceu as instalações e estruturas da universidade. O grupo, que também conheceu o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) desde a tarde de terça-feira (17), veio com o intuito de adquirir referências de organização e funcionamento, visando a estruturação de um centro de memória para a cidade de São Vicente, localizada na província de Misiones, na Argentina.

Em 2013 o Ceom da Unochapecó firmou um convênio com o Ministério da Cultura da Argentina para a realização de pesquisas arqueológicas no Oeste de Santa Catarina e na província de Misiones. O convênio conta com o apoio das prefeituras municipais de Itá (SC), São Vicente, Corpus, Garuhapé e São Ignácio (Misiones) que colaboram em todas as etapas das pesquisas.

Com base nesse convênio o grupo de argentinos durante a visita em Chapecó também conversaram com professores da universidade e com a vice-reitora de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade, professora Maria Aparecida Lucca Caovilla, visando possíveis parcerias entre as universidades. Uma vez que eles também fazem parte de uma comissão de instalação da nova universidade pública com sede em São Vicente, chamada Universidade Nacional do Alto Rio Uruguai,

kkkkCristina Novoa, secretária de Cultura do município de São Vicente, considera esse intercâmbio entre as regiões de extrema importância, principalmente no que diz respeito as relações humanas. Ela destacou a organização e eficiência do Centro de Memória da Unochapecó. “Ficamos impressionados com o acervo histórico e cultural que vocês possuem aqui e como ele serve de referência para a comunidade no que diz respeito à valorização do patrimônio da região. É um excelente exemplo de conservação para levarmos ao nosso país”, salienta.

Segundo a vice-reitora, essa troca é muito rica para ambas as instituições, além de ser um prazer para a Unochapecó poder contribuir com outras universidades, inclusive estrangeiras. "Uma coisa que me chamou muito a atenção foi que o embasamento e a procura por suporte deles está sendo fundamentada nas vivências e experiências de outras universidades, como é o caso da visita à Unochapecó. Esse processo de construção da universidade deles se dará dentro desses novos parâmetros de sociedade e conhecimento" comenta professora Maria Aparecida.

Para a responsável pelo Ceom, Mirian Carbonera, a visita serviu para fortalecer a parceria já existente e pensar novas possibilidades entre os dois países, uma vez que ambas as regiões são parecidas em diversos fatores, como econômicos, ambientais e culturais. “O convênio já existente tem trazido muitos frutos tanto em relação a preservação e valorização do patrimônio, no desenvolvimento de pesquisas de ponta em arqueologia e no troca de experiências. Se a parceria for ampliada trará certamente novas possibilidades tanto no ensino, na pesquisa como na extensão”.

Visita
Universidade