Ceom apresenta projeto de lei para proteção de bens arqueológicos

Desenvolver pesquisas e promover a salvaguarda e comunicação do patrimônio arqueológico da Província de Misiones, que faz divisa com parte da região Sul do país e do Oeste Catarinense. Este é o objetivo do convênio entre o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) e a Secretaria de Cultura da Argentina, através do Instituto Nacional de Antropologia e Pensamento Latinoamericano.

O CEOM/Unochapecó mantém desde 2013 um convênio de cooperação científica e cultural com a Secretaria de Cultura da Argentina, através do Instituto Nacional de Antropologia e Pensamento Latino-Americano. O objetivo do projeto é desenvolver pesquisas e promover a salvaguarda e comunicação do patrimônio arqueológico da província de Misiones e do Oeste Catarinense.

Além das atividades de pesquisa que tem trazido muito dados novos sobre essa região, a publicação de materiais didáticos, artigos científicos e apresentações em congressos, a ação mais recente foi a participação da coordenadora da parte brasileira, Mirian Carbonera em atividade na Cámara de Deputados da Província de Misiones, com o objetivo de apresentar um projeto de lei de proteção dos bens arqueológicos para o estado misioneiro.

A ação aconteceu no dia 30 de março em Posadas, o projeto de lei foi apresentado por Mirian Carbonera e Eliana Marisel Sosula, com a indicação e o apoio da Deputada provincial Elsa Cristina Novoa do município de San Vicente. Para Mirian “foi um momento importante de aprendizado e de perceber como nossas ações de pesquisa podem render diferentes desdobramentos que atingem as comunidades regionais por meio de políticas públicas”, destaca ainda que haverá outros momentos de análise do projeto de lei antes da votação que decidirá sobre sua aprovação ou reprovação.

Secretaria de cultura da argentina
Província de misiones
Ceom