CEOM difunde a riqueza do patrimônio arqueológico regional

Cultura

O Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom/Unochapecó) inicia as atividades do projeto “Comunicação do patrimônio arqueológico pré-colonial da região oeste catarinense”, que aprofunda a história do patrimônio arqueológico na região para professores e estudantes. A primeira atividade será o ciclo de oficinas de capacitação de professores no dia 04 de fevereiro, em Pinhalzinho, dia 05 em São Carlos e Formosa do Sul e dia 18 em Nova Erechim.

As capacitações para os professores, com carga horária de quatro horas, ocorrem até maio e possibilitam o primeiro contato com o projeto. Nas escolas de Chapecó, as atividades serão realizadas no Ceom. Nos demais municípios ela acontece nos ambientes escolares. O conteúdo abordado terá apoio de uma cartilha didática aprofundando a cultura arqueológica do Oeste e conta com sugestões de atividades que poderão ser aplicadas posteriormente em sala de aula.

Em março reiniciam no Ceom as oficinas de Educação Patrimonial, projeto permanente ofertado aos estudantes das redes municipal, estadual e privada. Essas oficinas contarão com a exposição de objetos arqueológicos, com um folder informativo e uma atividade relacionada ao patrimônio histórico regional.

Para os agendamentos das oficinas, os professores e gestores escolares interessados devem entrar em contato com o Ceom através do telefone (49) 3323-4779, com a educadora patrimonial Cristiane Cecchin. Esse projeto é resultado da exposição "Como era antes? Comunicação do patrimônio arqueológico pré-colonial da região oeste catarinense", e foi aprovado e financiado pelo Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura (Ibram/Minc), na categoria Prêmio Modernização de Museus edição de 2012.

Oeste
Escolas