Minha Uno
Menu Busca

Ceom é tema de tese de doutorado

Educação

No fim de 2017, o egresso do curso de História da Unochapecó, Fernando Antônio Vitória, defendeu a tese ‘Uma nova história para o velho oeste: o 'resgate' da memória e a reescrita da história do oeste catarinense no projeto do Ceom (1986-2006)' na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O pesquisador analisou a trajetória dos primeiros 20 anos de atuação do Centro de Memória do Oeste Catarinense (Ceom).

Segundo Fernando, a ideia de tornar o Ceom objeto de estudo surgiu ainda durante os trabalhos realizados no espaço, na época que cursava o mestrado. O projeto saiu do papel depois dos primeiros contatos com a orientadora, a professora doutora Letícia Borges Nedel. A partir desse estudo, a dupla buscou analisar o processo de criação, organização e consolidação do Ceom em seus primeiros 20 anos de atuação.

O pesquisador explica que durante o estudo ficou evidente a importância do órgão como mediador na sociedade e seu propósito de reescrita da história regional. Seja no que diz respeito ao processo que permeia a passagem de um cenário de valorização da memória ou no culto ao passado para um entendimento de memória enquanto direito difuso. Uma concepção que já se vinha consolidando desde a Constituição de 1988 e que passava a se consubstanciar na noção de patrimônio.

Conforme Mirian Carbonera, responsável pelo Ceom, para a equipe atual é importante perceber como o trabalho do Centro impacta na região, sobretudo a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho dos profissionais que nos precederam.

 

*Colaboração Centro de Memória do Oeste Catarinense (Ceom)

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Historia
Doutorado
Ceom

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image