Ceom participa da Semana Nacional dos Museus com ações especiais

Cultura

O  Centro de Memória do Oeste Catarinense (CEOM) - Unochapecó comemora o Dia Internacional dos Museus (18/04) de uma forma especial neste ano. Além de uma programação preparada especialmente para a 14ª edição da Semana Nacional dos Museus, o CEOM comemora ainda os seus 30 anos de trajetória. A programação inicia na segunda-feira (16/05) e segue até o dia 20 de maio, das 14h às 16h30.

A atividade principal trata-se de uma palestra com o tema “Coleções Científicas em Jardins Botânicos”, ministrada pela doutora Alda Heizerno, que acontece na terça-feira (17/05), a partir das 19h15 no auditório do CEOM. Ainda na terça-feira, será realizado o lançamento da exposição “Entre o Estranhamento e a Fascinação: O Oeste Catarinense Pela Lente de Fritz Plaumann”, em parceria com o Museu Entomológico Fritz Plaumann e a Prefeitura Municipal de Seara.

Além das atividades principais, também acontecerá oficinas de aquarela, na segunda, terça e quarta-feira (16, 18 e 19/05) das 14h às 16h. As oficinas são voltadas para alunos do ensino fundamental e médio. Já a palestra abrange o público de estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da área cultural. Para participar das atividades, é preciso agendar com antecedência através dos telefones 3323-4779 ou 3324-6914.

Memória em destaque

A  Semana Nacional dos Museus envolve todos os museus brasileiros, que são convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para desenvolverem uma programação especial. Neste ano, o tema é "Museus e Paisagens Culturais". De acordo com a coordenadora do CEOM, Mirian Carbonera, as atividades são de extrema importância para atrair o público aos espaços culturais. “Ao longo de uma semana a grande maioria dos museus brasileiros fazem uma programação diferenciada, para aproximar o público das instituições”, afirma.

Museu
Ceom