Minha Uno
Menu Busca

Ceom participa do Encontro Regional da Sociedade de Arqueologia Brasileira

Cultura

 

Entre os dias 8 e 11 de outubro, aconteceu o XI Encontro do Núcleo Regional Sul da Sociedade de Arqueologia Brasileira. O evento foi sediado na cidade de Curitiba, na  Universidade Federal do Paraná (UFPR), e teve na organização a coordenadora do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom/Unochapecó), professora Mirian Carbonera. 

Além dela, coordenaram as atividades os professores Sady Pereira do Carmo Junior (UFPR) e Neli Garlace (Univates). O evento recebeu apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 A temática deste ano foi 'Arqueologia, ação e coletividades' e teve como objetivo reunir pesquisadores e promover debates sobre as pesquisas arqueológicas mais recentes da região Sul do Brasil. Também, foi discutido sobre a formação dos profissionais, o diálogo com a sociedade, os avanços em termos de métodos e técnicas, a reflexão e análise das políticas públicas no que envolve a gestão do patrimônio arqueológico e a profissão de arqueólogo, que foi regulamentada em 2018. Todas as temáticas foram trabalhadas por meio de sessão de pôsteres,  simpósios temáticos, mesas-redondas e conferências. 

Além de contribuir com a gestão do evento, a professora Mirian e as técnicas pesquisadoras Aline Bertoncello e Vanessa Barrios Quintana, representaram a instituição com apresentações sobre os trabalhos realizados no Centro. Também foi eleita, ao final do evento, a  chapa para a nova gestão da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB Sul), que tem como presidente a representante do Ceom, Vanessa. Fica sob responsabilidade da chapa a realização do próximo Encontro, em 2020.

 

*Com informações do Ceom
COMPARTILHE
TAGS
Ceom
Arqueologia

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image