Minha Uno
Menu Busca

Ceom recebe acervo da fotojornalista Eliane Fistarol

Cultura

Texto Andressa Pomagerski*

 

Preservar e difundir a história e o patrimônio cultural da região estão entre os objetivos do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom). Para que isso se torne possível, o espaço sempre busca reunir artefatos importantes para contar e ilustrar a realidade e as transformações sofridas ao longo do tempo. Visando aumentar esses registros, no dia 25 de julho, o Ceom recebeu o acervo da fotojornalista e ex-professora do curso de Jornalismo da Unochapecó, Eliane Fistarol.

ceom

Reconhecida pelo olhar singular para registrar os movimentos sociais do Oeste catarinense, o cotidiano do povo chapecoense e a cidade, Eliane ensinava em suas aulas o lado humano do jornalismo. Ela faleceu no ano passado e deixou um legado através de seus registros, que precisa estar à disposição da comunidade. Por isso, o Ceom, através do seu Centro de Documentação e Pesquisa (Cedoc), passa a salvaguardar o conjunto de fotografias, negativos fotográficos e slides da professora.

De acordo com o documentalista do Centro, Ademir Miguel Salini, após o recebimento do acervo, o mesmo será higienizado, organizado e posteriormente indexado no banco de dados, possibilitando que estas fontes estejam acessíveis a todos. Este acervo é parte da memória e da história do Oeste catarinense e soma-se a outros relevantes acervos preservados e disponibilizados à comunidade.

 

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Fotojornalista
Eliane fistarol
Ceom

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image