CEOM recebe exposição e palestra sobre a Guerra do Contestado

Cultura

O Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM) da Unochapecó está participando da 10ª Primavera dos Museus, semana cultural organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste ano, a exposição tem parceria com o  Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) e aborda o tema “Guerra do Contestado: 100 anos de memórias e narrativas”.

A exposição abriu no dia 02 de setembro e recebe visitas até dezembro, no hall de entrada do CEOM, localizado no 2º piso do Terminal Rodoviário. Além das obras, nesta quarta-feira também acontece uma palestra e capacitação para 40 professores da rede escolar municipal. O evento será ministrado pelo professor Delmir José Valentini, às 19h30. Delmir é escritor e autor do livro “Memórias da Lumber e da Guerra do Contestado”.

Sobre a Guerra do Contestado

Entre os anos de 1912 e 1916, a região do Contestado, cujo território era alvo de disputas entre os estados de Santa Catarina e Paraná, foi palco de um dos mais sangrentos episódios da história do Brasil. Juntou-se à questão das fronteiras, o aparecimento de um surto messiânico, influenciado pelo grande número de pessoas sem terras e sem emprego na região. Eram ex-camponeses, expulsos de suas terras para a implantação de uma madeireira, e ex-operários da estrada de ferro Brazil Railway, que trabalharam na construção e se viram sem trabalho com o fim do empreendimento.

Nesse cenário, surgiram profetas e monges pregando ideais de justiça, paz e comunhão, indo de encontro ao autoritarismo e à ordem republicana vigentes. Preocupados com o crescimento do movimento popular, os governos estadual e federal começaram a agir contra a comunidade, com o envio de tropas militares para a região. Os sertanejos resistiram à ação da artilharia pesada do exército até 1916.

A Guerra do Contestado colocou em evidência, pela primeira vez no Brasil, temas fundamentais do mundo contemporâneo: ecologia, liberdade religiosa, posse da terra e contestação de relações sociais arcaicas em pleno século XX. Teve grande influência nos rumos tomados pela sociedade catarinense no presente e deixou cicatrizes perduram até hoje.

Primavera dos museus
Guerra do contestado