Minha Uno
Menu Busca

Ceom recebe exposição fotográfica de egresso da Unochapecó

Cultura

A partir de hoje (15/08) quem visitar o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) poderá prestigiar a exposição fotográfica 'Retrato Caboclo: As marcas da colonização'. A mostra tem como objetivo demonstrar os reflexos do processo colonizador sobre o modo e as condições de vida da população cabocla do Oeste catarinense. As fotografias resultam do Produto Experimental do curso de Jornalismo da Unochapecó, realizadas pelo egresso Darlei Luan Lotterman.

O caboclo foi o tema central do trabalho de conclusão de curso de Darlei. O assunto surgiu das inquietações que a graduação apresenta. "As aulas de Antropologia foram fundamentais para entender a nossa história, e a diversidade étnica da região Oeste de Santa Catarina, já que somos contaminados pelo olhar etnocêntrico que nos é inerente”, explica o jornalista.

A paixão de Darlei por fotografia só aumentou durante a graduação. "Muito mais do que ilustrar, o fotojornalismo conta histórias e documenta vidas. Contudo, de nada adianta você produzir, se dedicar e apresentar resultados, se ele não chega a mais pessoas”, destaca.

Pensando nisso, Darlei propôs a parceria para o Ceom/Unochapecó, e auxiliou no planejamento da exposição para o segundo semestre de 2018. Essas atividades, para a técnica em Educação Patrimonial do Ceom, Aline Bertoncello, demonstram o caráter interdisciplinar do Centro, que pode servir como fonte para diversas áreas.

A exposição está aberta para visitação até 15 de fevereiro de 2019, de segunda a sexta-feira, das 09h às 11h e das 14h às 17h, no hall de entrada do Ceom.

 

*Com informações do Ceom
COMPARTILHE
TAGS
Fotografia
Ceom
Caboclo

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image