Ceom recebe recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura

Texto Juliane Bee*

Conhecer a vida dos nossos antepassados é um grande desafio, especialmente quando essa história é contada por meio de pequenos vestígios que sobreviveram à ação do tempo. Desbravar um pouco mais desse mistério é um dos objetivos do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom), que no fim de 2017 foi contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.

O projeto 'Vestígios de um passado presente: pesquisa e valorização do patrimônio arqueológico' foi um dos vencedores na categoria Patrimônio Cultural. A iniciativa, promovida pela Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, através da Fundação Catarinense de Cultura e do Conselho Estadual de Cultura, destinou R$50 mil ao Ceom para a realização de escavações de sítios arqueológicos em municípios da região do alto rio Uruguai.

O recurso também será destinado à divulgação do patrimônio arqueológico da região, através de atividades educativas em escolas do estado. Para isso, será produzido um audiovisual com ajuda dos próprios estudantes, numa parceria com Instituto Federal de Chapecó.

f

Sobre o Prêmio

O Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura visa apoiar iniciativas culturais e artísticas no estado, buscando a ampliação, criação e distribuição de bens culturais, além da construção permanente da cidadania, incorporando a memória e a diversidade da sociedade catarinense.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.

Premio elisabete anderle de estimulo a cultura
Ceom