Minha Uno
Menu Busca

Ceom trabalha na restauração de urna funerária

Cultura

Durante o ano de 2017, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) realizou diversas atividades de pesquisa arqueológica. Em uma de suas escavações, a equipe encontrou uma urna funerária, pertencente aos povos pré-coloniais que viveram na região do alto rio Uruguai. O objeto foi encontrado depois das enchentes do mês de junho, junto ao sítio arqueológico RS-URG-01, no município de Alpestre, no Rio Grande do Sul.

Já em laboratório, começou então a escavação da parte interna da deposição funerária. A atividade iniciou em dezembro do ano passado e deverá ser finalizada neste mês. O trabalho foi realizado de forma cuidadosa, já que os vestígios ósseos encontravam-se muito deteriorados pela ação do tempo. A restauração foi acompanhada por meio de videoconferência pelo especialista em arqueologia forense, doutor Sergio da Monteiro da Silva, da Universidade Federal de Pernambuco.

Conforme a responsável pelo projeto, a arqueóloga do Ceom, Mirian Carbonera, este é o segundo sepultamento em urna funerária que a equipe teve a oportunidade de encontrar. Através dele, é possível entender melhor quem eram e como viviam os povos mais antigos da nossa região, já que o sepultamento deve ter, pelo menos, 400 anos. “O conjunto de vestígios encontrados trazem ricas informações, não somente sobre a forma de tratar os mortos, mas de como foi a vida desse indivíduo. Análises posteriores podem trazer dados sobre dieta e paleoambiente da época”.

As atividades foram realizadas no âmbito do Projeto ‘Povoamentos Pré-históricos do Alto Rio Uruguai’ (Poparu), Missão Franco-Brasileira, iniciada no ano de 2013, cujo objetivo principal é produzir conhecimento sobre os povoamentos pré-históricos do Sul do Brasil.


*Colaboração Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom).
COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Ceom
Arqueologia

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image