Concluída primeira etapa de projetos de comunicação de acervos

Cultura

A equipe do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM/Unochapecó) desenvolveu entre abril de 2014 e junho de 2015 a etapa de implantação de dois projetos de comunicação contemplados em editais prêmio do Instituto Brasileiro de Museus, do Ministério da Cultura.

O primeiro projeto “Comunicação do patrimônio arqueológico pré-colonial do Oeste de Santa Catarina”, teve como principais resultados: uma exposição de longa duração, material de apoio didático impresso em tinta e em braile e oficinas para professores e alunos. De fevereiro até princípios de junho de 2015, foram atendidos um total de 480 professores em 16 oficinas e, mais 37 grupos escolares totalizando 951 crianças atendidas.

O segundo projeto com o título “Movimentos: salvaguarda e difusão do acervo e da memória do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no Oeste catarinense”, teve como principais resultados: uma exposição itinerante, material de apoio didático impresso e oficinas para professores e alunos. De abril até o início de junho de 2015, foram realizadas 14 oficinas, chegando a 468 participantes e um total de 1.120 pessoas visitaram a exposição. Esta circulou incialmente por cinco municípios, sendo eles: Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Campo Erê, Abelardo Luz e Chapecó.

As exposições resultantes desses projetos, bem como as atividades com professores e alunos, terão continuidade no CEOM ao longo de 2015. A coordenadora do CEOM, Mirian Carbonera salienta “a importância de editais dessa natureza, que ampliam e qualificam as atividades das instituições museológicas e possibilitam um maior acesso ao conhecimento, o usufruto dos acervos salvaguardados e dos equipamentos culturais”.