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Formação de professores foi tema de debates acadêmicos

Educação

O Grupo de Pesquisa CNPQ/Unochapecó: Ensino e formação de professores, realizou no mês de junho, o II Colóquio de Pesquisa. O evento ocorreu no auditório do Bloco G da Unochapecó, e tratou do tema "Educação e Movimentos Sociais: Desafios e epistemologias na formação do professor". A ação envolveu o Mestrado em Educação, o curso de Letras e o Ceom da Unochapecó.

Durante o Colóquio, foi realizado uma mesa redonda sobre o tema “Educação, movimentos sociais e o contemporâneo”. Também, aconteceu a exposição, projeto do Ceom, e o painel com o tema: "Ocupar, resistir, produzir: o movimento dos trabalhadores rurais sem terra no oeste catarinense e a construção da cidadania".

De acordo com o coordenador do evento, professor Miguel Angelo Silva da Costa, o colóquio contribui para consolidação da prática de intercâmbio entre pesquisadores da área da Educação. “Pesquisadores estabelecidos, com produtividade em pesquisa, ressaltaram problemáticas relacionados ao processo de formação do professor e suas implicações na educação”, destaca. O professor salienta ainda, que o evento contribui para que os estudantes possam realizar inserções qualificadas no campo profissional.

Ainda, segundo Miguel, desde a década de 1980, as lutas sociais no Brasil ganharam maior visibilidade. “A inserção de temáticas relacionadas aos movimentos sociais nos diferentes níveis de formação contribuem para que tenhamos profissionais comprometidos com a inclusão social, a construção da cidadania e a realidade social do país” afirma o professor.

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