Minha Uno
Menu Busca

Fotografias retratam as mudanças nos 100 anos de Chapecó

Cultura

Texto Andressa Pomagerski*

Chapecó completa 100 anos em 2017. Durante todo esse tempo, muitas mudanças aconteceram e enriqueceram a trajetória da cidade. Para conhecer e relembrar esse processo histórico, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) está elaborando a exposição ‘Chapecó de Ontem e Hoje: imagens de uma trajetória centenária’. O trabalho é realizado em parceria com o Centro de Memória Alfa/Maxicrédito, Museu de História e Arte de Chapecó e a Universidade Federal da Fronteira Sul (Uffs).

Através de fotografias, o objetivo é mostrar o desenvolvimento da cidade e as transformações ocorridas ao longo do tempo. Algumas das imagens são do acervo do Ceom e os registros mais antigos é da década de 1930. Já as fotos atuais são as vencedoras de um concurso proposto pela professora do curso de Publicidade e Propaganda da Unochapecó, Janaina Schvambach, em parceria com o Ceom.  

De acordo com a técnica em Educação Patrimonial do Ceom, Aline Bertoncello, os materiais expostos abordam aspectos referentes à constituição de Chapecó, como a colonização, a ocupação do espaço, o meio ambiente e a economia. A exposição terá duas cópias, uma ficará no Ceom e outra irá itinerar por diversos espaços da cidade.

Segundo a coordenadora do Ceom, professora Mirian Carbonera, ao longo das três décadas de sua criação, o Centro atua na preservação da história de Chapecó. “Sempre buscamos valorizar e entender o passado, olhar criticamente e pensar em como isso reflete no presente. Essa reflexão é um compromisso da nossa geração com as gerações futuras, em relação ao direito de conhecer a pluralidade de histórias que compõem nosso município.”

O lançamento da exposição acontece no dia 8 de agosto, no Salão de Atos da Unochapecó, juntamente com o livro ‘Chapecó: Cem Anos de histórias Plurais’. No dia 18 de agosto, o acervo será exposto no Shopping Pátio Chapecó, e fica à disposição dos visitantes até o dia 31.

 

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Exposiçao
Chapeco do ontem e do hoje
Ceom
Centenario
100 anos de chapeco

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image