Lançamento do livro Revelando o Contestado

Cultura

A Guerra do Contestado se transformou num marco da historiografia catarinense e brasileira, sendo objeto de muitos livros, teses, dissertações e artigos. É também tema de músicas, poesias, peças de teatro, documentários e filmes. A guerra e seus personagens são lembrados em nomes de ruas, praças, edifícios, empresas, associações, museus, institutos e municípios como Calmon, Matos Costa, Frei Rogério, Lebon Regis, entre outros.
    Buscando refletir sobre esse momento histórico, foi lançado em 2011, o Projeto “Contestado: desvendando os 100 anos da guerra”. O projeto é dividido em 12 subprojetos e foi idealizado pelo Deputado Federal Pedro Francisco Uczai e levado a cabo por instituições universitárias e culturais da região.
    Dentro dos 12 subprojetos, a fotografia foi um dos temas escolhidos para revelar as memórias deste conflito. Com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, a atividade foi executada pela Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste, através do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM/Unochapecó), em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Chapecó, contando com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Contestado (UNC), Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Deputado Federal Professor Pedro Uczai e Fundação Memória Viva do Contestado da Região do Irani.
    O resultado do subprojeto é a publicação, pela Editora Argos, da obra “Revelando o Contestado: as fotografias na história do centenário da guerra”, livro bilíngue em formato impresso e digital, que reúne imagens fotográficas contemporâneas e históricas com a temática Guerra do Contestado (1912-1916). As imagens contemporâneas foram produzidas por diferentes autores que participaram de um concurso realizado no ano de 2014, cujo objetivo foi proporcionar a participação da comunidade e promover a reflexão sobre a Guerra do Contestado e sua influência no presente. A grande maioria das imagens históricas foram produzidas por Claro Gustavo Jansson, fotógrafo sueco que percorreu muitas cidades brasileiras, inclusive a região contestada, na primeira metade do século XX.
    O lançamento ocorre no dia 23 de novembro de 2015, no Salão de Atos da Unochapecó, às 19 horas. Na ocasião, os participantes do concurso de fotografias que tiveram imagens selecionadas receberão exemplares do livro impresso, em conformidade com o regulamento do concurso. O livro tem distribuição gratuita para instituições de ensino e a versão digital será disponibilizada gratuitamente no site da Editora Argos.