Minha Uno
Menu Busca

Maior cidade do Oeste completa 99 anos

Cultura

O município de Chapecó completa 99 anos de história nesta quinta-feira (25/08). Considerada a capital do agronegócio, Chapecó foi criada com a extensão de aproximadamente 14 mil km² que estendiam-se do rio Irani até o rio Peperi-Guaçú, fronteira com a Argentina. Esta dimensão territorial foi mantida até o ano de 1953, quando ocorreram as primeiras emancipações dos seus distritos.

Imagens da região que fazia parte do município de Chapecó compõe a Coleção Cidades do acervo do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM/Unochapecó), com mais de 1000 fotografias que retratam aspectos da história chapecoense, como o espaço urbano e rural, moradias, comemorações, educação, trabalho e lazer. Além das coleções fotográficas, o CEOM possui um amplo acervo de entrevistas, documentos textuais e mapas.

CEOM 30 anos

Como forma de aliar o ensino, a pesquisa e a extensão, além de promover o conhecimento sobre a história local, em 1986 a Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), mantenedora da Unochapecó, criou o projeto do Centro de Memória do Oeste Catarinense (CEOM).

Configurada como uma das principais instituições de proteção, pesquisa e difusão do patrimônio histórico e arqueológico do estado, o CEOM possui um acervo de 400 metros lineares de documentos, 700 representações cartográficas, 100 mil peças arqueológicas e mais de 30 mil imagens que contam a história de Chapecó e região.

Todo o material disponível no espaço pode ser acessado gratuitamente pela população. O Centro localiza-se no segundo piso da rodoviária de Chapecó, no bairro Passo dos Fortes. Atividades de educação patrimonial são realizadas mediante agendamento, pelo telefone 3323-4779.

COMPARTILHE
TAGS
Chapecó
Aniversário

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image