Pesquisa arqueológica é publicada em revista internacional

Cultura

Entre 2014 e 2015 foram levantados dados que resultaram no artigo com o título “Fishtail Projectile Points from South America: The Brazilian Record” de autoria dos pesquisadores Daniel Loponte (Instituto Nacional de Antropologia e Pensamento Latino-Americano/ Argentina), Mirian Carbonera (CEOM/Unochapecó) e Romina Silvestre (Instituto Nacional de Antropologia e Pensamento Latino-Americano Argentina) foi publicado na revista Archaeological Discovery.

No trabalho publicado foram analisadas pontas de projéteis conhecidas como Fishtail ou rabo-de-peixe, estes artefatos estão relacionados aos primeiros caçadores-coletores que ocuparam a América do Sul (em torno de aproximadante 11 a 10 mil anos atrás). No Brasil, até bem pouco tempo eram conhecidas apenas um pequeno número dessas pontas. Neste artigo, foram reunidas peças descritas na bibliografia e novos exemplares, como é o caso das peças salvaguardadas pelo Museu ao Ar Livre Princesa Isabel/Febave e do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM/Unochapecó).

Além de dados métricos, tecnológicos e estilísticos, o registro foi comparado com os dados disponíveis das planícies do Uruguai e dos pampas argentinos. O quadro geral que emerge após esta análise mostra um registro crescente de pontas de projétil rabo-de-peixe no Sul do Brasil, demonstrando a presença significativa desses antigos grupos Paleo-Sulamericanos.

O artigo faz parte das atividades de pesquisa do projeto binacional de longa duração, firmado Secretaria de Cultura da Nação Argentina, através do Instituto Nacional de Antropologia e Pensamento Latino-Americano e o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, que objetiva compreender o processo de povoamento pré-colonial da província de Misiones e do Oeste de Santa Catarina.