Minha Uno
Menu Busca

Programe-se CEOM recebe oficina do projeto “No quintal da Casa de Madeira” em maio

Geral

Em maio o CEOM/Unochapecó promove, em parceria com o Museu Histórico de Pinhalzinho, oficina como parte das atividades do projeto “No quintal da casa de madeira: saberes, fazeres e dizeres dos benzedores e benzedeiras do oeste de Santa Catarina”, destinada a professores e a comunidade em geral.

No CEOM, a atividade fará parte da programação da 12ª Semana Nacional de Museus, que ocorre anualmente para celebrar o dia dos Museus, que é comemorado em 18 de maio.

A coordenadora do CEOM, Mirian Carbonera, salienta a relevância de ações dessa natureza “a atividade, além de ser fruto de uma parceria, aborda a temática do patrimônio imaterial procurando sensibilizar a comunidade para a importância do registro, da socialização e da preservação dos saberes e fazeres populares”.

 

O projeto

Foi desenvolvido pelo Museu Histórico de Pinhalzinho, com recursos financeiros do Ministério da Cultura e teve o CEOM como um dos parceiros. A pesquisa aconteceu nos municípios de Pinhalzinho, Chapecó e Campo Erê e teve como objetivo principal mapear, registrar e salvaguardar o modo de vida de benzedores e benzedeiras, residentes na região oeste catarinense.

A coordenadora do Museu Histórico de Pinhalzinho, Fernanda Ben, é também uma das coordenadoras do projeto e destaca que “foram realizadas 23 entrevistas com benzedores e benzedeiras, produzidas imagens dos lugares onde o ofício é praticado e os resultados são uma exposição, um documentário, além de folder, cartilhas e oficinas”.

Uma inovação neste projeto é a participação de detentores de saberes - ou seja, mestres de sabedoria popular, mapeados e entrevistados durante a pesquisa de campo - como palestrantes e oficineiros na etapa de formação de multiplicadores. A iniciativa busca estimular a transmissão dos saberes já reconhecidos como patrimônio imaterial da região, além de reconhecer e valorizar mestres e mestras que detém esses conhecimentos. 

 

Programação

Oficina: No Quintal da Casa de Madeira: saberes, fazeres e dizeres dos benzedores e benzedeiras do oeste de Santa Catarina

Ministrantes: Ms. Fernanda Ben / Carmen Salvini (Museu Histórico de Pinhalzinho) e Rosalina Nogueira da Silva (Detentora de Saber, Liderança comunitária e agente de saúde)

Data: 13/05/2014

Local: Ceom/Unochapecó, segundo andar do Terminal Rodoviário, Rua Líbano

Horário: 9:00 às 11:30 e 14:00 às 17:00hrs

Obs: Será gratuito e haverá certificado (em breve serão abertas as inscrições).

 

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image