Unochapecó leva suas pesquisas científicas para a praça

Texto Tuanny de Paula*

Na última quarta-feira (01/11), a Praça Coronel Ernesto Bertaso recebeu uma atividade diferente. Em comemoração ao Dia C da Ciência, o Museu de Ciência e Tecnologia da Unochapecó ilustrou o local, carregado de novos conhecimentos e inovação. O curso de Ciências Biológicas, o Mestrado em Ciências Ambientais e o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) participaram da intervenção e puderam compartilhar com a comunidade os projetos de pesquisa desenvolvidos dentro da Instituição.

Quem passou pelo local pode conhecer os projetos de pesquisa em andamento da Universidade e os resultados de outros estudos. A Escola de Educação Básica Marechal Bormann aproveitou a proximidade e levou os estudantes para conhecer o espaço. Cleciomara Giacomoni, professora do colégio, levou seus alunos para conhecer as atividades e afirma que a ação ajuda a relacionar os conteúdos de sala de aula de forma dinâmica e prática. kukuku

Com um olhar curioso e atento, a estudante do 7º ano, Sthefany Santin, conta que a troca de conhecimento ajudou a agregar novas ideias. Ele acredita que os estudos científicos auxiliam no desenvolvimento da sociedade, como na área da saúde, por exemplo.

Auxiliando nas atividades, a acadêmica do curso de Ciências Biológicas, Suiane Oliveira, conta que a ação proporciona uma interação maior e aproxima as crianças do mundo universitário. “Eles são curiosos, procuram saber, perguntam, e isso ajuda na nossa formação”. Para o coordenador do evento, o professor do curso de Ciências Biológicas, Ronei Baldissera, a ação é de grande relevância e aproxima, ainda mais, a Unochapecó da comunidade.

kjkjk

Dia C da Ciência

O Dia C da Ciência é um movimento nacional que busca popularizar e conscientizar a importância de pesquisas científicas na sociedade. A atividade foi desenvolvida pelo Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino, e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). O objetivo é celebrar a Semana da Ciência e Tecnologia em todo o país e chamar a atenção para a importância da pesquisa científica no Brasil.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Pesquisa cientifica