Webmail
Menu Busca
Extensão

Cidadania Itinerante

Descrição

O projeto Cidadania Itinerante tem como público prioritário mulheres, crianças e adolescentes em situação de violação de direitos por terem sofrido violência doméstica ou estarem com um de seus genitores em situação de reclusão por terem sido condenados em ação judicial penal.
Por meio de atendimento sociojurídico e psicológico, objetiva contribuir para o empoderamento dessas famílias em situações que envolvam conflitos familiares [divórcios, reconhecimento e dissolução de união estável, guarda, alimentos e direito de visitas, entre outros]. Quando necessário, realizar atendimento terapêutico, com vistas à efetivação dos direitos de cidadania, do acesso à justiça, orientado-se pelo princípio da dignidade da pessoa humana.
Pretende ainda contribuir para o acesso das famílias às demais políticas públicas, empoderando-as por meio de um processo adequado de orientação sobre direitos e deveres, especialmente famílias que estão com um de seus genitores reclusos, possibilitando a manutenção dos vínculos familiares, a ressocialização do reeducando e a redução de danos especialmente às crianças e adolescentes, que de maneira indireta, se tornam vítimas do contexto familiar e comunitário em que vivem.
Os atendimentos serão realizados de forma itinerante nos seguintes locais: Casa Abrigo de Chapecó, Crass de Caxambu do Sul, Crass de Guatambu, Crass de Planalto Alegre, Crass de Nova Itaberaba, Crass de Cordilheira Alta, Crass Céu (Bairro Efapi) e CRASS São Pedro, beneficiando a população dos diferentes municípios que compõem a Comarca de Chapecó.

Relevância

Objetivo:
Contribuir para o empoderamento das famílias [mulheres, crianças e adolescentes] em situação de violação de direitos, por meio de atendimento sociojurídico e psicológico, com vistas à efetivação do acesso à justiça e às demais políticas públicas, orientado-se pelo princípio da dignidade da pessoa humana.

Equipe

Nome Atividade
Marcos Antonio Nunes Coordenador de Projeto
Marisa Koncikoski Tecnico
Murilo Cavagnoli Professor