Webmail
Menu Busca

Cidade: Cultura, Urbanização e Desenvolvimento

Objetivos

Na atualidade tem se verificada crescente discussão sobre a problemática das cidades contemporâneas. A intensificação do processo de crescimento desordenado contribuiu para um exagerado crescimento populacional, influenciando no processo de expansão urbana. Neste sentido, o trabalho desenvolvido pelos membros do grupo está articulado com à área temática da universidade: ?Estudos Regionais?, através de pesquisas individuais ou sob orientação dos membros da equipe de pesquisadores, envolvendo acadêmicos da graduação e de pós-graduação (monografias). Ressalta-se que o grupo está elaborando um projeto para pesquisar os documentos que registram os Planos Diretores do Desenvolvimento de Chapecó. Outra proposta do grupo é a organização de um curso sobre a importância e aplicação do Estatuto da Cidade, principalmente para os dirigentes dos municípios. Considerando a temática e a área de estudo, verificam-se que estas atividades são importantes para analisar e compreender a organização do espaço urbano, na tentativa de melhorar a qualidade de vida da população local e regional. Neste sentido, foram definidos objetivos, como: Identificar as conseqüências do desenvolvimento industrial para os municípios na região. Identificar e analisar os principais impactos resultantes da urbanização, a situação da infra-estrutura e os problemas ambientais existentes. Analisar o processo histórico de aplicação dos projetos de desenvolvimento a partir da década de 1960 na região oeste e seus reflexos físicos, sociais e culturais. Avaliar o impacto dos códigos de moral, de postura, de planos e as legislações sobre a organização da cidade e da região. Desenvolver diagnósticos e planos acerca dos processos emergentes na urbanização, tais como a habitação, o transporte, a segurança, o lazer, o emprego, entre outros. Organizar e sistematizar a produção institucional e acadêmica em geral acerca da temática do grupo com fins de ampla divulgação e discussão.
-Verificar as resistências e tensões em torno do crescimento dos espaços periféricos.
-Identificar as conseqüências do desenvolvimento industrial para os municípios na região.
-Identificar e analisar os principais impactos resultantes da urbanização, a situação da infra-estrutura e os problemas ambientais existentes.
-Analisar o processo histórico de aplicação dos projetos de desenvolvimento a partir da década de 1960 na região oeste e seus reflexos físicos, sociais e culturais.
-Avaliar o impacto dos códigos de moral, de postura, de planos e as legislações sobre a organização da cidade e da região.
-Desenvolver diagnósticos e planos acerca dos processos emergentes na urbanização, tais como a habitação, o transporte, a segurança, o lazer, o emprego, entre outros.
-Organizar e sistematizar a produção institucional e acadêmica em geral acerca da temática do grupo com fins de ampla divulgação e discussão.
-Estruturar os instrumentos, recursos humanos e produção científica com vistas a formação do núcleo de análise e planejamento do desenvolvimento do oeste catarinense.

Linhas de Pesquisa

Formação e Dinâmica Regional
Planejamento Urbano e Regional