O Museu de Ciências Naturais

O Museu de Ciências Naturais (MCN) atende visitas monitoradas de escolas de educação básica, instituições de ensino superior e comunidade em geral. Também disponibiliza a atividade de vivência a trilha dos sentidos; oficinas interativas desenvolvidas no Projeto Educação Ambiental para a Infância; curso de taxidermia e exposições itinerantes desenvolvidas em escolas e feira do Município de Chapecó e região.
O MCN possui salas de exposições permanentes com coleções didáticas zoológicas de invertebrados e vertebrados, exemplares de plantas e fungos, dioramas com animais taxidermizados e dioramas com as pistas do passado, além das coleções científicas de vertebrados e invertebrados.
Em suas ações de educação ambiental o MCN visa contribuir com a promoção e divulgação do conhecimento científico, desenvolvimento de consciência ambiental crítica e formação ético cidadã. O MCN atende solicitações de atividades noturnas com agendamento prévio.
Local: subsolo do Bloco R.
Horário de atendimento: 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Telefone: 49-3321-8210.
E-mail: museu@unochapeco.edu.br.

Histórico
O MCN antes chamado de “Museu Zoobotânico”,  surgiu em 1992 juntamente com a implantação do Curso de Ciências Biológicas. O objetivo era proporcionar aos acadêmicos um espaço para as aulas práticas além de atender a demanda de visitação das escolas da região. Possuía um acervo constituído por exposições de fungos, sementes, frutos e coleções zoológicas de diversos grupos taxonômicos.

Imagens antigasImagens antigas  Museu C. N

Missão e Visão

A missão de promover a educação ambiental e a divulgação científica, contribuindo especialmente na construção do respeito aos seres vivos e na sensibilização de que o ser humano é parte do meio ambiente.

O MCN almeja ser referência como Museu na região, especialmente quanto ao conhecimento e divulgação da Ciência, através de ações voltadas às coleções científicas, exposições e interação com a comunidade.

Objetivo Geral

Promover a educação ambiental e a divulgação científica na área de abrangência da Unochapecó, bem como salvaguardar o acervo biológico.