Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó conscientiza sobre prevenção ao suicídio

Saúde

O dia 10 de setembro é conhecido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Mas durante todo o mês, empresas, entidades e instituições promovem atividades e ações de prevenção e a Unochapecó não poderia ficar de fora. Através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a Universidade promoveu uma palestra sobre o tema voltada para os funcionários da Instituição.

No evento, conduzido pela psicóloga Gabriela Lenhardt e pela médica psiquiatra Gabriela Zatt Valério, os colaboradores tiveram acesso a informações que ajudam a identificar sinais que podem levar uma pessoa a tirar a própria vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, o que representa uma morte a cada 40 segundos no mundo. OMS, também destaca que cerca de 90% dos casos poderiam ser evitados, se os sintomas fossem identificados com antecedência. Gabriela explica que os principais sinais podem ser, muitas vezes, os mais simples como mudanças no humor, depressão e mudança repentina nos hábitos. 

A campanha “Setembro Amarelo” tem o objetivo de alertar a população sobre a realidade da situação no Brasil e no mundo, apresentando formas de prevenção. No país, a campanha é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV)Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Entre as estratégias para conscientização do público, está a iluminação de monumentos como o Congresso Nacional e a ponte Juscelino Kubitschek em Brasília e o Cristo Redentor na cidade do Rio de Janeiro.

15467

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Setembro amarelo
Conscientização

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image