Artigo

A Internet também sofre impacto com a Pandemia do Coronavírus

30/03/2020
Com as medidas de isolamento social, muitas pessoas passaram a ter a internet como meio para trabalho e aula, por exemplo

A pandemia do coronavírus está causando lentidão na internet no Brasil e no mundo. Segundo empresas que testam e monitoram a velocidade da internet, o tráfego de dados na rede cresceu muito, devido ao grande número de pessoas acessando a internet ao mesmo tempo, que já é o maior registrado na história.

Isso deve-se ao fato de que várias empresas liberaram os funcionários para trabalharem a partir de suas casas, além das várias instituições de ensino que estão aderindo ao ensino remoto e aulas on-line. Somado a isso, outros cidadãos estão impedidos de sair de casa, desse modo, também consumirão mais conteúdo de mídia via streaming e comunicação por meio da internet.

Isso vale tanto para conexão fixa como móvel. Justifica-se este cenário pelo fato de que à medida que a demanda aumenta, a tendência é que a velocidade da conexão caia e a latência (atraso na resposta) suba. Logo, não adianta as empresas de telecomunicações ofertarem pacotes com franquias ou velocidades maiores para seus clientes se a infraestrutura não se adequar à demanda e ao número de pessoas acessando ao mesmo tempo.

A Unochapecó está usando para suas aulas remotas o Google Meet que tem se demonstrado eficiente, mesmo com o congestionamento da internet. Também os professores estão fazendo uso de ferramentas tecnológicas complementares para interação com os estudantes, como simuladores e ferramentas disponíveis no Minha Uno, do Sistema Acadêmico da Unochapecó.

 

Professor Sandro Silva de Oliveira

comments powered by Disqus