Estudantes da Uno competem na Maratona de Programação

No último sábado (10/08), 27 equipes de oito universidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, entre elas a Unochapecó, participaram da etapa regional da Maratona de Programação, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Uri - Erechim). A competição, que classifica os participantes com melhor desempenho para a etapa nacional, ocorreu em todo o país e é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Neste ano, o curso de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Unochapecó participou da Maratona com três times. Cada equipe contou com a participação de três estudantes, e uma teve um participante reserva. Acompanharam os estudantes, o professor Marcos Antonio Moretto como treinador dos times, o professor Cezar Junior de Souza, o professor José Carlos Toniazzo e a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, professora Viviane Duarte Bonfim.

Destaque profissional

Viviane destaca que participar da Maratona possibilita aos estudantes um diferencial a mais no mercado de trabalho. “Empresas de São Paulo valorizam muito a participação dos estudantes na Maratona, porque eles aprofundam o estudo de conceitos da matemática que normalmente, no seu ambiente de trabalho, não são tão aplicados”. A professora afirma também que a competição desenvolve nos participantes o raciocínio lógico para responder questões mais complexas, considerando ainda a importância do trabalho em equipe para solucionar os problemas durante a competição. “Quem trabalha em empresas com desenvolvimento de softwares comerciais, muitas vezes não tem essa visão de alguns conceitos que só fazem parte da Maratona”.

Nas últimas três edições (2013, 2014 e 2015), a Unochapecó sediou o evento. De acordo com a professora, em todos os anos a Uno foi reconhecida e parabenizada pela organização da Maratona e pelo atendimento de pessoas de outras universidades, distantes num raio de até 200 km. “Ano passado nossa sede foi a terceira maior do Brasil e em 2014 ela foi a segunda maior, perdendo somente para Uberlândia - MG”. Ela destaca que devido a posição geográfica de Chapecó, um número maior de estudantes de universidades do Paraná e do Rio Grande do Sul podem participar e, em razão disso, a Universidade possa sediar novamente o evento - fase regional em 2017.

Sistemas de informação
Maratona de programação